Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Bolsonaro acaba de ser agredido com um tapa em cafeteria no Rio de Janeiro #boato

Bolsonaro acaba de ser agredido com um tapa em cafeteria no Rio de Janeiro #boato

Boato – O presidente eleito Jair Bolsonaro acabou de ser agredido novamente. Desta vez, uma mulher deu um tapa nele em uma cafeteria no Rio de Janeiro.

A escolha de Jair Bolsonaro como presidente do Brasil fez com que a equipe de segurança do Palácio do Planalto redobrasse a atenção. Os motivos são muitos. Além de o presidente eleito ser uma figura pública, o atentado que ele sofreu em setembro (no qual quase perdeu a vida após levar uma facada) serve como alerta para quem vai cuidar de sua proteção.

Porém, um vídeo e uma série de mensagens que circulam em redes sociais dão conta de que a equipe de segurança “já vacilou”. Junto com imagens de uma mulher agredindo o presidente eleito (vídeo que não iremos mostrar aqui), há mensagens que apontam que ele levou um tapa de uma mulher recentemente em uma cafeteria do Rio de Janeiro. Leia mensagens que circula online:

Versão 1: Bolsonaro acaba de ser agredido numa cafeteria no Rio e os seguranças estavam dormindo. Já pensou se fosse outra faca? Versão 2: Veja como Bolsonaro corre perigo. Uma mulher aparentemente inocente apareceu ficando perto e conseguiu dar um tapa no rosto do presidente eleito. O perigo surge onde não se espera ! E com tantas seguranças.

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

Versão 3: BOLSONARO AGREDIDO. Isso a emprensa NÃO MOSTRA. Segurança do Bolsonaro está está dando muito mole. Como essa mulher passou pela mesma e desferiu um tapa no rosto do presidente. Observo que o Cara nem assumiu ainda. Imaginem o que vem por aí. Que ÓDIO é esse? Versão 4:Seguranças do presidente Bolsonaro vacilam mais uma vez e novamente ele é agredido pelos petralhas .. essa é a democracia que eles pregam …

Bolsonaro acabou de ser agredido com um tapa em cafeteria no Rio?

As imagens impressionam muito (vale sempre dizer que ações como essas, seja lá com quem for, são sempre condenáveis). Mas será mesmo que o presidente eleito acabou de sofrer uma nova agressão de uma mulher no Rio de Janeiro? A resposta é não. Vamos aos fatos.

Assim que nos deparamos com o vídeo, já sabíamos que a história (seja ela quais das versões) estava totalmente distorcida. São tantos os erros nas mensagens (que invariavelmente seguem aquelas características de boatos online e consegue se contradizer entre si) que resolvemos listas.

O primeiro erro está em falar que Bolsonaro “acabou de ser agredido” ou que foi “agredido novamente”. A resposta é simples. O vídeo em questão é de uma agressão sofrida pelo presidente eleito aconteceu em agosto de 2017. Na época, ele não havia sequer se lançado como candidato à Presidência da República.

O segundo erro é falar que Bolsonaro foi agredido na cidade do Rio de Janeiro. Na realidade, a agressão aconteceu na cidade de Ribeirão Preto (interior de São Paulo). As próprias imagens desmentem que Bolsonaro levou um tapa, o nosso terceiro item. Na realidade, foi uma ovada.

O quarto erro, consequência de todos os anteriores, é colocar a culpa na segurança atual do presidente eleito. Desde que Bolsonaro levou a facada em Juiz de Fora, a segurança dele foi reforçada e a equipe atual de proteção dele não teve culpa alguma no episódio.

Então é isso. Apesar de o vídeo estar sendo compartilhado como de uma “nova agressão a Bolsonaro”, as imagens que circulam online são antigas, não são do Rio de Janeiro e não se trata de um tapa (não tecnicamente). Com isso, já dá para classificar as mensagens que estão viralizando como falsas.

PS.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.