Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Bin Laden e Condoleezza Rice aparecem em foto #boato

Bin Laden e Condoleezza Rice aparecem em foto #boato

Boato – Governo da Coreia do Norte tem fotos de Osama Bin Laden e Condoleezza Rice (ex-secretária de Estado Norte-Americana) nos anos 80.

O 11 de setembro ressuscitou alguns boatos na internet. Um deles é a história de que o anime Dragon Ball Z foi interrompido pelo plantão da Globo (você pode ver mais detalhes sobre essa história nessa postagem). Outro é uma foto um tanto quanto polêmica.

Bin Laden e Rice estão juntos, diz boato
Bin Laden e Rice estão juntos, diz boato

A imagem que circulou por redes sociais é de Condoleezza Rice, ex-secretária de Estado da época do governo Bush, e Osama Bin Laden. Junto a imagem, havia uma história de que a Coreia do Norte tinha fotos comprometedoras dos EUA. Por isso, não era atacada. Leia:

…. Ex-Secretária de estado durante a presidência de Bush, condolezza rice com osama bin laden. Foto cortesia dos serviços de inteligência da coligação anti-Imperialista Mundial.

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

Obrigado aos agentes de inteligência norte-coreanos foi possível o acesso à fotografia que data de 1980 e é muito conhecida na Coreia do norte e entre a comunidade oriental. Esta foto é apenas uma das dezenas de fotografias e documentos extremamente vinculativos que circulam nos meios orientais, de facto, é motivo de gozação das pessoas por a hipocrisia e o sinismo com que se manipulam os políticos norte-Americanos.

Uma das principais razões por que os EUA não invade a Coreia do norte é que os norte-coreanos têm em seu poder abundante quantidade de informação recolectada pelas agências de inteligência da Coreia do norte, Cuba, a ex-União Soviética e a china durante décadas e que é Muito comprometedora para os EUA.

É fato que Osama Bin Laden já foi aliado dos Estados Unidos. Nos anos 80, ele liderou mílicias que lutavam contra o governo do Afeganistão (que era apoiado pela União Soviética). À época, o governo norte-americano deu apoio logístico e de armas para o homem que seria o líder da Al-Qaeda. Apesar disso, a foto é mais falsa do que nota de três reais.

O principal ponto que acaba com qualquer uma dessas teorias está na própria aparência dos fotografados. Osama Bin Laden e Condoleezza Rice estão com a aparência do início dos anos 2000 nas imagens. Vale lembrar que o líder da Al-Qaeda tinha 23 anos e Rice tinha 26 anos em 1980.

Procurando pela origem da foto, descobrimos que o boato é velho. De acordo com o Snopes (um Boatos.org dos EUA), a foto foi criada por um site no dia 1º de abril de 2008. Na época, enganou pouca gente. Mas depois voltou e enganou um bocado de internautas.

Sendo assim, podemos afirmar que a história de que Osama Bin Laden e Condoleezza Rice apareceram juntos em uma foto é falsa. Não passa de uma brincadeira de 1º de abril que foi usada posteriormente na internet. Sobre as histórias que falam sobre Coreia do Norte e etc, nem vamos comentar.

PS II: Esse artigo foi uma sugestão do leitor Sandro Anderson. Se você quiser sugerir um tema para o Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site ou pelo Facebook.