Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Barroso diz “Bolsonaro será reeleito se passarem por cima do meu cadáver” em live #boato

Barroso diz “Bolsonaro será reeleito se passarem por cima do meu cadáver” em live #boato

Barroso diz “Bolsonaro será reeleito se passarem por cima do meu cadáver” em live, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Em live com juízes franceses, o ministro do STF Luís Roberto Barroso disse as seguintes frases: “Bolsonaro será reeleito se passarem por cima do meu cadáver” e “Lula merece uma segunda chance”.

As eleições de 2022 estão se aproximando e parece que já começam a monopolizar a pauta das fake news. A prova disso está falsas declarações que estão sendo atribuídas a personalidades políticas brasileiras. O último personagem citado é o ministro do STF Luís Roberto Barroso.

De acordo com um texto publicado em um blog hospedado na plataforma WordPress, Luís Roberto Barroso teria, em uma live com juízes franceses, dado as seguintes declarações: “Bolsonaro será reeleito se passarem por cima do meu cadáver” e “Lula merece uma segunda chance”. Leia o texto que circula por aí:

“Bolsonaro será reeleito se passarem por cima do meu cadáver” declarou Barroso em live Luís Barroso, ministro do Supremo TribunaL Federal (STF) falou em uma live numa reunião com juízes franceses que não reconhece o presidente legitimamente eleito, Jair Bolsonaro e que afirmou categoricamente que não será reeleito. “Lula merece uma segunda chance” concluiu Barroso.

Barroso diz “Bolsonaro será reeleito se passarem por cima do meu cadáver” em live?

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

A tal declaração se espalhou com muita força na internet. Só que é falsa a informação que aponta que o ministro do STF Luís Roberto Barroso falou sobre Bolsonaro, cadáveres e Lula. A resposta está na fonte da informação e na ausência de provas sobre a fala.

Não é de hoje que Barroso é personagem de fake news espalhadas na internet. Desde quando se posicionou a favor das urnas eletrônica (mesmo sob pressão da direita a favor do voto impresso), o que não tem faltado é notícia falsa sobre ele. Desmentimos, por exemplo, histórias falsas que apontavam que ele estava sendo chantageado por José Dirceu, que a CIA tinha um dossiê contra ele e que ele havia sido a favor do voto impresso em 2017.

Assim como nos outros casos, a história que circula online é falsa. De cara, tentamos procurar pelas tais declarações de Luís Roberto Barroso ou pela “live com juízes franceses”. Como era de se imaginar, nada encontramos além do texto que circula por aí. Não há vídeo, não há citação em fonte confiável, não há nada.

Ao buscar pela fonte da informação, chegamos ao um blog recém criado. A página não tem assinatura e tem três “notícias” (incluindo a de Barroso). Todas as três são falsas (as outras duas são sobre o “fim das urnas eletrônicas” e sobre um “pichador preso”). Ou seja: o site foi criado para espalhar balelas e angariar cliques.

Resumindo: é falsa a informação que aponta que Luís Roberto Barroso disse “Bolsonaro será reeleito se passarem por cima do meu cadáver” e “Lula merece uma segunda chance” em uma live. A live não existe e a “notícia” foi inventada por uma página recém criada que (pelo menos por enquanto) só espalha fake news.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3uwu4ra
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso