Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Bandeira vermelha é abaixada após protesto em Brasília, diz boato

Bandeira vermelha é abaixada após protesto em Brasília, diz boato

Boato – Bandeira da China é retirada do lado de bandeira do Brasil após turistas gritarem “abaixa a bandeira” em Brasília. Depois disso, o pau comeu.

“Abaixa a bandeira”, “aqui não é Cuba”, “Nós não queremos bandeira vermelha” etc. Foram com essas palavras que “turistas” conseguiram com que a bandeira da China fosse retirada do lado da bandeira do Brasil em uma cerimônia no Palácio do Planalto. Pelo menos é isso que uma história, que circula pela internet, tem apontado.

Bandeira China é abaixada em Brasilia
Bandeira China é abaixada em Brasilia

O vídeo, publicado em páginas e perfis de direita do Facebook, mostra a imagem de guardas da Presidência retirando a bandeira da China do lado da bandeira do Brasil enquanto uma pessoa grita as palavras de ordem descritas acima. Leia o texto que acompanha o vídeo:

URGENTE. E AGORA BRASIL VAMOS REAGIR OU NÃO ??? O vídeo esta circulando até na mídia internacionalmente e mídia do Brasil não mostrou nada; Brasília hoje se os turistas não manifestam a bandeira vermelha estaria lado a lado com a do Brasil, em um mastro mais alto que estava a do Brasil. , observem este detalhe. Compartilhem estão censurando este vídeo !!!

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

Posted by Abrajus Pres Airton Bueno on Friday, December 25, 2015

A versão do boato que acompanhamos teve nada menos do que 700 mil visualizações e 67 mil compartilhamentos. Mas será verdade? A resposta, é claro, é não. O vídeo não passa de uma montagem. Bem tosca, por sinal.

O primeiro ponto está nas próprias palavras da pessoa que brada as palavras de ordem. Enquanto no áudio há um barulho imens, no vídeo o clima é de tranquilidade. Aos 20 segundos, ele grita “aqui não é Cuba” e aos 35 segundos “aqui não é curral de Fidel Castro”. Mas, salvo engano, a bandeira que aparece no vídeo é a da China. E Fidel não é chinês, né?

Além disso, a segunda parte do vídeo mostra os “turistas” sendo agredidos por seguranças do Palácio do Planalto. Agora um detalhe: a bandeira da China estava sendo retirada no início da noite e a confusão aconteceu em plena luz do dia. Será que eles ficaram tantas horas assim protestando que viraram a madrugada?

Mas então, de onde é o vídeo? Simples: quando há uma visita de chefe de estado ao Brasil, a bandeira do país do visitante é hasteada ao lado da brasileira no Palácio do Planalto. Depois ela é retirada. E foi isso que aconteceu após a visita em 2014 do presidente Xi Jiping ao Brasil.

Já os gritos foram durante um protesto em São Paulo em 2013. No meio dos protestos, manifestantes com bandeiras vermelhas foram forçados a “abaixarem a bandeira”.

Sendo assim, podemos afirmar que o vídeo que mostra a bandeira da China sendo abaixada após protestos de turistas em Brasília é falso. Na verdade é uma montagem de uma cerimônia e um áudio de protesto.

PS: Esse artigo foi uma sugestão dos leitores Aranei Cyrillo Gutterres, Alessandro Cyrino e Claudemir Todo-Bom. Se você quer sugerir um tema para o Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site ou pelo Facebook.