Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Ataques no Ceará são caos planejado por Lula, José Dirceu e PT em Curitiba #boato

Ataques no Ceará são caos planejado por Lula, José Dirceu e PT em Curitiba #boato

Boato – Onda de ataques no Ceará é fruto de um caos planejado por Lula, PT e José Dirceu em Curitiba para que PECs de Bolsonaro não fossem aprovadas.

Desde o início do ano, o Ceará passa por uma onda de ataques realizados por organizações criminosas. A ação dos bandidos por lá fez a Força Nacional ser enviada para o estado até que a situação seja controlada. A onda de ataques também tem gerado uma onda de boatos na internet.

Nos últimos dias, teve notícia falsa sobre toque de recolher, de locais que seriam atacados, de que os policiais estavam férias por ordem do governador e, claro, acusações políticas. Dentre todas as teses, uma tem se destacado nos últimos dias: a de que os ataques no Ceará foram planejados por Lula e José Dirceu na sede da Polícia Federal, em Curitiba.

Um texto “apócrifo” com o título de “caos planejado” aponta que Lula mandou um “recado” por meio de José Dirceu para que os ataques fossem realizados no estado e em outros lugares para que o efetivo da Força Nacional se encerrasse, Bolsonaro fosse obrigado a declarar intervenção federal nos estados e as decisões “embargadas” para governar porque quando há intervenção federal em algum estado Propostas de Emenda à Constituição (PECs) não podem ser aprovadas. Leia:

Vídeo: É falso que vacina da gripe tenha "vírus do câncer"

CAOS PLANEJADO! Lula, de Curitiba, mandou recado através de Zé Dirceu, guerrilheiro militante, para reunir todos os Governadores do Nordeste para, também, sob orientação estratégica do Zé Dirceu tentar a tomada do poder, fazer acontecer todos os tipos de comoção social! Os ataques executados e atribuídos às facções criminosas, mas armados e orientados com táticas de guerrilhas urbanas, sem matar inocentes para ter apoio popular.

Bolsonaro não pode agir como gostaria nem seu comando militar, pois os Governadores fazem tudo dentro da Constitução e o caos está se alastrando. O Pará também pediu reforço e não tem efetivo suficiente da Força Nacional e todos os Estados petistas vão aderir ao esquema para tentar desestabilizar o governo Bolsonaro.

É óbvio que a imprensa não vê e não divulga isto por estar alinhada e ter medo de ambas as partes. O cérebro do Zé é muito sábio; foi guerrilheiro e dá show em atitudes maléficas ao país, pois querem o poder, pois que apoiado por Cuba, que mapeou tudo aqui quando do programa Mais Médicos facilita o intento.

Estou muitíssimo preocupado, pois Bolsonaro vai acabar priorizando estes combates e, assim, será cobrado em face do embargo de poder governar. Não está fácil e estamos em situação de matar ou morrer a médio prazo. O povo precisa saber o que está acontecendo nos bastidores da situação política do país! Brasil acima de tudo!

A tese foi “reforçada” por outro texto que acusa “mais diretamente” que foi o PT que ordenou os ataques no Ceará. A publicação foi feita em um blog de pessoas simpáticas à intervenção militar no Brasil.

Onda de terrorismo no Ceará foi acertada em reunião – AGITROP Segundo nossas fontes a onda de terrorismo que está acontecendo no Ceará foi combinada em reunião com diversos líderes de partidos esquerdistas em Curitiba.

O manual do Guerrilheiro Urbano está sendo colocado a risca nesse caso. Ser um incendiário é um dos requisitos para ser considerado um guerrilheiro. Caso seja comprovado a a participação de lideres partidários nesse plano de sabotagem/terrorismo por meio de uso de bomba/ incêndio/ comoção social, provocando Intervenção Federal para travar Pecs/ Leis. Chegou a hora de fundamentar os partidos que se tornaram facção e que trazem atentado contra a segurança nacional.

Ataques no Ceará são caos planejado por Lula, José Dirceu e PT em Curitiba?

Tanto a mensagem “1” como a mensagem “2” foram muito compartilhadas na internet. Mas será mesmo que as tais mensagens provam que é o PT que está por trás dos ataques no Ceará? A resposta é não. Vamos aos fatos.

É fato que a acusação de que é o PT que está por trás dos ataques no Ceará é gravíssima. Justamente por ser tão grave, é o tipo de informação que carece de provas antes de ser compartilhada por aí. Sabe quantas provas que há? Zero. Sabe em quantas fontes confiáveis (incluindo fontes isentas politicamente) há a informação? Zero.

Não bastasse a mensagem não carregar consigo nenhuma prova e ter as principais características de boatos online (vaga, alarmista, com erros de português e sem citar fontes confiáveis), há até alguns detalhes que enfraquecem a tese.

O primeiro deles é o que diz que Lula “mandou um recado através de José Dirceu”. A tese (que seguiria a tese que de que Dirceu deu o recado ao “ir ao Nordeste”) esbarra em um detalhe: como condenado na Lava Jato, Dirceu não pode visitar Lula na cadeia. Logo, não poderia “levar um recado dele” (como aponta a mensagem) para o Nordeste.

O segundo ponto é uma contradição. Por que o PT iria escolher um estado governado por um político do partido para instalar o “caos”? É lógico que as ações das facções prejudicam politicamente Camilo Santana. Se a resposta é “o estado foi escolhido justamente para Camilo pedir intervenção”, ela esbarra no fato que o Pará (também citado na mensagem) é governado por um político do MDB (Hélder Barbalho).

O terceiro ponto está na fonte da informação. Como dito antes, o texto surgiu “apócrifo” na internet. Porém, a postagem que fala da “reunião entre Lula e José Dirceu” surgiu em um site que pertence a um grupo que sempre compartilha fake news (normalmente relacionada à uma intervenção militar “na semana que vem”). Ou seja, fonte nada confiável.

Só para terminar, mais um detalhe. Não tem como o PT estar por trás dos ataques porque quem está por trás dos ataques no Ceará já foi identificado (ou melhor, se identificou). Já se sabe que os ataques são parte de uma reivindicação de presos contra a criação de uma secretaria de Estado para cuidar dos presídios e de medidas mais rígidas nas penitenciárias cearenses.

Resumindo: não há nada que comprove que Lula, José Dirceu e o PT tenham qualquer participação nos ataques no Ceará. A história surgiu em fontes não confiáveis e tem furos que conseguem ser derrubados com uma simples busca na web.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.