Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Assessora de Haddad abandona campanha e faz denúncia contra o PT #boato

Assessora de Haddad abandona campanha e faz denúncia contra o PT #boato

Boato – Assessora de Haddad abandona campanha após ouvir candidato dizer que quer apenas livrar a “própria pele” da Lava Jato. Ela avisou o PSL que haverá outro atentado contra Bolsonaro. 

A quase uma semana das eleições presidenciais no Brasil (que prometem ser as mais movimentadas dos últimos tempos), o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) está travando uma verdadeira guerra contra às fake news. O que não é fake news é que essas eleições não estão deixando a desejar no quesito variedade de boatos. E se você acha que as informações falsas se restringem apenas aos candidatos à Presidência, está muito enganado. Sobra até para nós, meros trabalhadores.

Segundo essa história que anda circulando nas redes sociais, a “principal assessora” de Fernando Haddad (PT) teria abandonado a campanha do petista no segundo turno. O motivo seria uma ligação dele para Gleisi Hoffmann (PT), presidente do partido, afirmando que ele queria que “o Brasil se dane”, pois só estaria se importando em “livrar a própria pele”. A assessora ainda teria dito “ao PSL” que estão planejando um segundo atentado contra Bolsonaro. Confira:

“A coisa está feia: Principal assessora de Haddad o abandona em plena campanha de 2° turno: segundo ela ouviu Haddad falar claramente com a presidente do PT pelo celular; logo após retornar da missa no Santuário de Aparecida: disse Haddad “ Gleysi! quero que o Brasil se dane e que esses lideres evangélicos se fodam, eu quero é livrar minha pele, estou nessa para conseguir o foro, e me livrar de Moro, tenho 32 processos e a Policia Federal logo, logo estará à minha porta”.

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

Assessora também manda um alerta para a segurança do candidato do PSL, para não exporem disse ter ouvido rumores que atentarão contra a vida dele novamente. Não voto nele! e nem mais no Haddad mais as regras democráticas devem serem respeitadas, perguntada como está Haddad? Disse: chega a ser desolador já jogou a toalha depois do resultado do 1° turno com a diferença de 17 Milhões de votos. Ele próprio nos disse que É impossível reverter, mas que precisam manter o otimismo para o desastre do PT não ser maior no Brasil e na região Nordeste. Compartilhem!!!”.

Principal assessora de Haddad abandonou campanha e fez denúncia contra o PT?

Assim que a história caiu nas redes sociais, ela viralizou rapidamente e chocou muita gente. Mas será mesmo que Haddad teria dito isso a Gleisi e que sua assessoria teria abandonado a campanha? A resposta é não! Para mais informações, é só continuar lendo.

Vamos lá! Para começo de história, o texto que está circulando nas redes sociais apresenta as principais características de boatos online: é vago (não diz quem é a assessora, quando o fato ocorreu e em quais condições), alarmista (chega até a dizer que Haddad quer matar Bolsonaro), possui erros de português (escrevem até o nome de Gleisi Hoffmann errado), pedido de compartilhamento e não cita fontes confiáveis. Ou seja, todo aquele velho roteiro de fake news na internet.

Ao buscarmos mais informações sobre o assunto, não encontramos nenhuma notícia em veículos confiáveis. Resolvemos procurar pela história em si e descobrimos que ela se encontrava apenas no Facebook e no WhatsApp. Já a foto utilizada na divulgação da história no WhatsApp é uma imagem qualquer retirada da internet.

Por fim (e não menos importante), a história não faz o menor sentido. O motivo? Se a assessora de Haddad realmente tivesse avisado o PSL (partido de Jair Bolsonaro), os responsáveis pela campanha de Bolsonaro, com certeza, já teriam feito uma denúncia e tomado providências. Porém, o partido de Bolsonaro nada fez. Vale dizer que, ao contrário do que o texto aponta, Haddad não é réu na Lava Jato (se fosse, o PT não se arriscaria a colocar como candidato).

Em resumo: a história que diz que a assessora de Haddad teria abandonado a campanha após escutar que o candidato não se importava com o país e estava interessado apenas em livrar a própria pele é falsa. A história apresenta diversas características de boatos online (vago, alarmista e tem pedidos de compartilhamento), surgiu “do nada”, é baseada em informações erradas e também não faz o menor sentido. Sendo assim, é apenas #boato. Não compartilhe.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.