Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Almirante Fernando Catta Preta grava áudio sobre intervenção militar no Clube Naval #boato

Almirante Fernando Catta Preta grava áudio sobre intervenção militar no Clube Naval #boato

Almirante Fernando Catta Preta grava áudio sobre intervenção militar no Clube Naval, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – O almirante da reserva Fernando Catta Preta Braumaier gravou um áudio sobre intervenção militar no dia 7 de setembro durante reunião dos 33 no Clube Naval no Rio de Janeiro.

Enquanto as manifestações do dia 7 de setembro não chegam, os grupos do WhatsApp estão sendo entupidos de informações falsas sobre o evento. Como já falamos no último A Semana em Fakes, as notícias falsas estão divididas entre declarações falsamente atribuídas a personagens influentes e falsos anúncios do que “aconteceria” nos protestos. Hoje, temos uma junção dos dois.

Um áudio de 14 minutos com a ladainha golpista de sempre de que “o povo é Supremo”, que as Forças Armadas vão fazer uma intervenção militar, que Bolsonaro será soberano no poder e tudo mais está sendo acompanhado de uma mensagem que aponta que o áudio seria de um almirante da reserva da Marinha chamado Fernando Catta Preta Braumaier e a declaração teria sido dada em uma reunião no Clube Naval do Rio de Janeiro. Leia:

Vcs querem ouvir uma bomba quentinha? Ouçam um audio do Almirante da reserva Fernando Catta Preta Braumaier na reunião dos 33 no clube Naval do RJ, realizado hoje à tarde. Ouçam até o final.

Almirante Fernando Catta Preta grava áudio sobre intervenção militar no Clube Naval?

Vídeo: é falso que assalto foi realizado com camiseta no retrovisor de carro

Fizemos questão de não colocar o áudio aqui porque se trata de um mesmo tipo de conteúdo que já foi incessantemente checado no Boatos.org. O arquivo não passa de uma série de bravatas com base em uma visão distorcida da Constituição e que, ao contrário do que sugerem essa série de boatos, não tem apelo popular. No último A Semana em Fakes, listamos, inclusive “coisas que não vão ocorrer no dia 7 de setembro”. Muitas estão no áudio.

Dito isso, vamos ao objeto da nossa checagem: a autoria. Além do fato de o áudio não conter nada que já não tenha sido desmentido, optamos por focar na autoria porque há diferenças entre um almirante em uma reunião de um Clube da Marinha e um “Zé Mané fã de Bolsonaro” falar sobre golpe militar.

E, ao analisar o conteúdo, começamos a desconfiar que o áudio não era do almirante Fernando Catta Preta. Além de não achar o registro do almirante ou da reunião em qualquer fonte confiável (como o próprio site do Clube Naval) e da mensagem ter características de fake news (como o caráter vago, alarmista e os erros de português), o histórico recente de declarações serem falsamente atribuídas a figuras influentes (como o jurista Ives Gandra Martins e a ministra Tereza Cristina) nos deixam “com uma pulga atrás da orelha”.

Ao buscar pelo nome do almirante entre servidores do governo, as desconfianças cresceram mais ainda. Achamos apenas o nome de uma pensionista que é filha dele. Normalmente, pensionistas são herdeiros de alguém que já faleceu.

Com isso, nos coube apenas perguntar sobre a tal reunião do Clube dos 33 do Clube Naval. Entramos em contato com a instituição via Facebook, que nos confirmou o que já suspeitávamos: o almirante citado já é falecido e não houve reunião alguma no local. Leia resposta dada ao Boatos.org:

Em resposta à sua pergunta, participo que o nome citado é de um Oficial de Marinha que faleceu há cerca de 20 anos, como Capitão de Mar e Guerra. O Clube Naval não identifica o que seja reunião dos 33. Não houve no Clube Naval nenhuma reunião sobre o assunto abordado.

Resumindo: além de o conteúdo que viralizou ser de incitação a atos antidemocráticos e inconstitucionais e estar repleto de mentiras, o áudio não é de autoria do almirante Fernando Catta Preta Braumaier. A pessoa citada já faleceu há mais de 20 anos e está tendo o nome indevidamente utilizado em uma fake news.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

Ps2: Confira a nossa nova seção “Oportunidades” clicando aqui. Na página, você pode acesso a promoções, descontos e sites que dão brindes.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3vN6CET
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso