Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Almirante da Marinha convoca fuzileiros navais para quartel #boato

Almirante da Marinha convoca fuzileiros navais para quartel #boato

Boato – Almirante da Marinha convoca fuzileiros navais para quartel, em Brasília. E nega proteção ao Palácio do Planalto.

Mais uma vez, chegamos aqui no Boatos.org para desmentir um boato de intervenção militar. A lista de histórias sobre uma possível tomada das forças armadas tem crescido nos últimos dias.

Fuzileiros navais são convocados para quartel, diz boato
Fuzileiros navais são convocados para quartel, diz boato

Dessa vez, a história, que tem circulado na internet e em aplicativos de mensagens, dá conta que o Almirante Comandante da Marinha convocou fuzileiros navais para o quartel. E ainda, negou proteção ao Palácio do Planalto. Leia na íntegra:

Neste momento Almirante Comandante Da Marinha em Brasília ordenar todos Fuzileiros Navais realizarem o aquartelamento imediato. Inclusive os que estão de folga foram comunicados e existem vários caminhões da Marinha indo pegar todos os militares Fuzileiros em suas casas. A presidente ordenou a Marinha proteger as instalações do palácio do Planalto e não foi atendida. Comandantes da Marinha, Exército e Aeronáutica em reunião. Segundo fontes militares exército e Aeronáutica também ordenaram aquartelamento: Exército – Cavalaria Motorizada e Divisão de Paraquedistas. Aeronáutica – BINFA (batalhão de infantaria da Aeronáutica).

Assim como outros boatos que temos desmentido aqui, a história da convocação dos fuzileiros navais é falsa. Vamos entender os por quês.

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

Se você é leitor do Boatos.org sabe que essas mensagens compartilhadas com “alertas de guerra” ou “golpe” são, na maioria dos casos, falsas. Há pouco mostramos casos semelhantes, como foi o boato de que o exército brasileiro estava pronto para conter as ações de Lula e Dilma.

Além disso, só o fato do texto não indicar uma fonte oficial já é motivo de desconfiança. E mais, a mensagem compartilhada possui características de boatos. São pretensiosas, alarmistas e com erros de ortografia comuns.

Uma simples busca no site dos Fuzileiros Navais, já resolve parte do mistério. Pois, não existe nenhuma convocação ou pedido para que os fuzileiros navais permaneçam no quartel. No site, a última notícia que consta é sobre a celebração do Dia Internacional da Mulher.

E não há nenhuma informação sobre a reunião entre a Marinha, Exército e Aeronáutica. A última notícia que consta no site é sobre a visita do Comandante da Marinha às Organizações Militares da área do COM3DN.

Sobre o pedido da presidente, Dilma Rouseff, não há nenhuma solicitação da Presidência da República para reforçar a segurança no Palácio do Planalto. Se você tem dúvida, tente buscar na página do Palácio do Planalto  ou no Diário Oficial da União.

Resumindo: a história de que o Almirante Comandante da Marinha convocou fuzileiros navais para o quartel e de que a Marinha, o Exército e a Aeronáutica estão reunidos é falsa. Tudo não passa de mais um daqueles boatos para esquentar o cenário político do país.

PS: Esse artigo é uma sugestão dos leitores Leandro Melito, Ariadine Lechner e Rossana. Se você quer sugerir um tema para o Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site ou pelo Facebook.