Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Alfredo Léo, diretor da XP, falou, em vídeo, sobre Bolsonaro para um amigo #boato

Alfredo Léo, diretor da XP, falou, em vídeo, sobre Bolsonaro para um amigo #boato

Alfredo Léo, diretor da XP, falou, em vídeo, sobre Bolsonaro para um amigo, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – O diretor da XP Investimentos Alfredo Léo gravou um vídeo falando do presidente Jair Bolsonaro e enviou para um amigo.

Como já falamos algumas vezes, há boatos que acabam virando memes com o passar do tempo. Funciona assim: uma mensagem bombástica acompanha um vídeo falso, é desmentida para, em seguida, passar a acompanhar outros vídeos. Um dos casos clássicos é o do vídeo do “diretor da Globo”. Mas não é o único.

Mensagens que apontam que um diretor da XP gravou um vídeo falando sobre o presidente Jair Bolsonaro viralizaram na internet. De acordo com o texto, o nome dele seria Alfredo Léo. Em uma das filmagens, ele teria falando que Bolsonaro é o “pior presidente do mundo… para os bandidos”. Na outra, ele teria dado conselhos para Bolsonaro parar de “lacrar”. Leia as duas versões da mensagem que circula online e assista aos vídeos:

Versão 1: Escutem o que Alfredo Léo um dos maiores analistas de mercado, Diretor da XP, fala para um amigo. Versão 2: Alfredo Léo, diretor da XP: “Bolsonaro, o pior presidente que o Brasil já teve”.

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

Alfredo Léo, diretor da XP, falou, em vídeo, sobre Bolsonaro para um amigo?

A história foi muito compartilhada na internet. Não vamos discutir o conteúdo das mensagens (meramente opinativos), mas o fato é um: a pessoa do vídeo não é diretor da XP e não se chama Alfredo Léo. Calma aí que a gente explica tudo para vocês.

Não há muito que explicar, apenas que esse é um boato clássico. Além das características da mensagem (é vaga, alarmista, com erros de português e não cita fontes confiáveis), a mensagem sobre o “analista-chefe da XP” que falou bem do Bolsonaro já foi fruto de outro boato. Na ocasião, desmentimos três vídeos atribuídos a ele.

Assim como nos outros casos, tratam-se de vídeos que já circulavam na internet e tiveram a atribuição do “Alfredo Léo”. Vale dizer que procuramos por diretores da XP com esse nome e nada encontramos.

Resumindo: a história que aponta que Alfredo Léo, diretor da XP, gravou vídeos sobre Bolsonaro é falsa. As filmagens surgiram como anônimas na internet e viralizaram na internet com o nome de um personagem já citado em outros boatos.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99177-9164.