Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Alexandre Kalil acaba de anunciar fechamento do comércio de Belo Horizonte #boato

Alexandre Kalil acaba de anunciar fechamento do comércio de Belo Horizonte #boato

Alexandre Kalil acaba de anunciar fechamento do comércio de Belo Horizonte, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – O prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil, anunciou em novembro de 2020, o fechamento do comércio de Belo Horizonte. Vídeo gravado no site do O Tempo é a prova.

É fato que, após a Covid-19 arrefecer no Brasil, o aumento no número de casos de mortes está fazendo muitos governos acenderem um sinal amarelo para uma chamada “segunda onda” de infecções pelo novo coronavírus (Sars-CoV-2). Em meio a esse quadro, um vídeo que mostra o prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil, começou a circular na internet.

O vídeo mostra uma pessoa filmando o site do jornal O Tempo. Na página, há um pronunciamento de Alexandre Kalil anunciando o fechamento do comércio na capital de Minas Gerais. No vídeo, um homem ainda mostra a data de hoje. Leia algumas mensagens que circulam online, leia a transcrição do vídeo e assista a ele:

Versão 1: Agora pode fechar tudo de novo não é Kalil, Não Vai ter Segundo Turno, Porque se Tivesse Você e TODOS POLITICOS SAFADOS E OPORTUNISTAS Iriam Esperar para Depois do Segundo Turno Versão 2: Quem tinha dúvidas que o ditador Kalil ia fechar tudo outra vez, está aí oh. Versão 3: Que os trouxas de Belo Horizonte que reelegeram essa porcaria, agora aguenta sem reclamar. Infelizmente BH vai acabar. Aos q apoiaram o kalil ta ai ho segunda feira vao voltar a fechar tudo novamente

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

Transcrição: Eu gostaria de informar à população de BH que os dados e todo o protocolo da PBH pioraram muito. E nós estamos voltando à fase zero a partir de segunda-feira. Nós só iremos manter os serviços essenciais, como no início da pandemia. Ninguém está mais triste, mais amolado do que eu. Ninguém avisou tanto que não era férias, que todos deveríamos nos manter em casa, o que não foi feito.

Alexandre Kalil acaba de anunciar fechamento do comércio de Belo Horizonte?

Como vocês viram, o vídeo circulou com muita força na internet e deixou muita gente preocupada. Porém e apesar de o vídeo ser real, ele não mostra o fechamento do comércio em Belo Horizonte em novembro de 2020.

Na realidade, trata-se de um vídeo de junho deste ano. Na época, o prefeito, de fato, anunciou a regressão no plano de abertura da cidade. O vídeo está nesta matéria do O Tempo. Vale dizer que a pessoa que gravou o vídeo fez uma manipulação: filmou uma área do site que, independentemente da área do conteúdo, mostra a data de acesso.

Ao buscar sobre a situação atual da cidade, vimos que, apesar de Belo Horizonte não estar em situação confortável (a cidade apresenta crescimento no número de casos de mortes), o prefeito Alexandre Kalil (recém-reeleito) não fez, até o momento de produção deste conteúdo, não há nenhum anúncio de fechamento na cidade.

Só para terminar: é importante citar que essa não é a primeira vez que conteúdos lá do começo da pandemia voltaram a circular de forma errada como atuais. Já teve vídeo fora de contexto de Drauzio Varella (médico), de Romeu Zema (governador de Minas Gerais), de Orlando Morando (prefeito de São Bernardo do Campo), de Paulo Câmara (governador de Pernambuco) e até do próprio Kalil.

Resumindo: é falsa a informação que aponta que o prefeito de Belo Horizonte Alexandre Kalil anunciou o fechamento do comércio na cidade em novembro de 2020. O vídeo é, na realidade, de junho deste ano e, até o momento, não foi anunciado um novo lockdown na cidade.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/2QvB43t
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK