Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Alexandre Garcia diz que torcer contra Bolsonaro é como torcer para o avião cair #boato

Alexandre Garcia diz que torcer contra Bolsonaro é como torcer para o avião cair #boato

Alexandre Garcia diz que torcer contra Bolsonaro é como torcer para o avião cair, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – O jornalista Alexandre Garcia escreveu um artigo falando que torcer contra Bolsonaro é uma insensatez igual a de um passageiro que torce para o avião cair porque não gosta do piloto.

Já falamos algumas vezes aqui que algumas pessoas são “figurinhas carimbadas” quando falamos de textos com a autoria falsamente atribuída. Um desses nomes é o do jornalista Alexandre Garcia. A prova disso está na história de hoje: uma citação a um texto falsamente atribuído a ele.

Circula em redes sociais um “grande manifesto” em prol do presidente Jair Bolsonaro. No meio de todo o texto, de caráter opinativo, há uma citação do tipo “como diria Alexandre Garcia” que aponta que o jornalista disse que torcer contra Bolsonaro seria o equivalente a um passageiro torcer para o avião cair. Leia duas versões da frase que circularam online:

Atenção! Textos falsos atribuídos a Arnaldo Jabor e Alexandre Garcia sempre circulam na web. Saiba quando desconfiar:

Versão 1: Quem melhor descreveu essa marcha da insensatez foi o Alexandre Garcia, que comentou: “É como se os passageiros de um voo estivessem torcendo para o avião cair”. Não faz o MENOR sentido. Versão 2: FRASE DO MÊS: “O Brasil é como um avião, onde vários passageiros torcem pro Avião Cair”. Alexandre Garcia.

Alexandre Garcia disse que torcer contra Bolsonaro é como torcer para o avião cair?

Vídeo: é falso que imagens mostram Lulinha agredindo a esposa

Muita gente compartilhou o tal “manifesto a favor de Bolsonaro” e saiu repetindo o “como diria Alexandre Garcia”. Só há um detalhe nisso tudo: o jornalista nunca disse (ou escreveu) qualquer frase relacionada a Bolsonaro, passageiros e aviões. Vamos aos fatos.

Quando nos deparamos com a mensagem, já sabíamos do que se tratava. Isso porque essa frase aí dos aviões está, na realidade, dentro de outro texto falsamente atribuído a Alexandre Garcia defendendo Bolsonaro e desmentido no Boatos.org em março deste. Como os argumentos do desmentido de hoje são parecidos com o de outrora, relembre o que escrevemos:

Outro ponto que chamou a nossa atenção foi o detalhe da data do comentário. Percebemos que a data era modificada de acordo com a versão da história. Por fim, descobrimos que, na verdade, o texto é muito mais antigo do que parece.

Em uma rápida pesquisa, descobrimos que o texto, na verdade, circula desde o início de janeiro de 2019 nas redes sociais. Além disso, o texto original foi escrito na primeira pessoa do feminino. Ou seja, ele foi adaptado e atribuído a Alexandre Garcia para viralizar na rede.

Resumindo: ao contrário do que aponta a mensagem que circula online, Alexandre Garcia não falou que torcer contra Bolsonaro é igual a um passageiro torcer para o avião cair. O texto que circula online usa parte de um texto já desmentido por aqui.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.