Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Alexandre Garcia escreve texto criticando Luiz Henrique Mandetta, ex-ministro da Saúde #boato

Alexandre Garcia escreve texto criticando Luiz Henrique Mandetta, ex-ministro da Saúde #boato

Alexandre Garcia escreve texto criticando Luiz Henrique Mandetta, ex-ministro da Saúde, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Alexandre Garcia escreveu um texto com duras críticas ao ex-ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta. O jornalista disse que Mandetta é fraco, despreparado e que errou no combate ao coronavírus.

A troca de ministros no Ministério da Saúde já completou quase uma semana, mas a substituição de Luiz Henrique Mandetta por Nelson Teich ainda repercute na internet. A prova disso está em um texto que está sendo atribuído ao jornalista Alexandre Garcia (sim, mais um).

De acordo com mensagens que circulam na internet, Alexandre Garcia escreveu um texto com duras críticas ao ex-ministro Luiz Henrique Mandetta. No texto, o jornalista teria chamado Mandetta de fraco, despreparado e dito que, apesar da “boa dicção”, o ex-número 1 da saúde errou no combate ao novo coronavírus. Leia a mensagem que circula online:

*Alexandre Garcia publicou ontem a noite (19/04/2020).* “O cara recebe a confiança de um cargo de MINISTRO, confessa que errou na compra de equipamentos, confessa que errou começando uma quarentena muito cedo, não teve pulso em fazer um alinhamento de pensamentos com Governadores e Prefeitos, não soube trabalhar junto ao Governo Federal. Mostrou despreparo em acompanhar os rumos da Pandemia, não aceitou opiniões de Infectologistas, não aceitou medicações e pior, montou uma equipe e ficou dentro da bolha!

Vídeo: desmentimos fake que Hungria descobriu plano de matar Bolsonaro

Mestre em oratória? Não tenho dúvidas! Poder de convencimento? Perfeito! Dicção? Perfeita! Mas fora isso é FRACO! Misturou Política com Saúde e achou que era rei! Infelizmente, esse pobre povo tem carência de ídolos! Qualquer um que fale bem e repita incessantemente um bordão ( Fique em casa) é o digno de confiança! Teve tudo, total apoio financeiro, confiança do Governo Federal, amparo popular, grandes Cientistas, Infectologistas, opiniões diversas….. Não aceitou! O ortopedista se achou Deus!

Quando viu o cerco apertar, a Economia do País ruir, os Hospitais vazios, o povo que não chegava para ocupar leitos, quando viu que o pior começaria AGORA e que ele tinha antecipado demais os problemas, correu pra se proteger debaixo das asas de seus aliados, traiu quem lhe deu a mão, cuspiu na cara de quem tem o mínimo de inteligência, forçou uma demissão pública dando entrevista combinada com o maior inimigo do Governo.

Mandeta, você pra mim é uma decepção! Não falo aqui sobre os muitos atos insensatos também do meu Presidente, muitos defeitos ele tem, mas você não soube trabalhar em equipe, não teve competência e saiu de fininho com a mais sórdida traição e ainda quer posar de vítima! Me poupe! E o povo acha que você é ÚNICO! FAZ-ME RIR! Temos maravilhosos INFECTOLOGISTAS não políticos e você será apenas uma sombra, tenho certeza disso! Para refletir!

Alexandre Garcia escreveu texto criticando Luiz Henrique Mandetta, ex-ministro da Saúde?

A mensagem começou a circular com muita força na internet, principalmente por causa da autoria atribuída ao jornalista. Mas será mesmo que o texto em questão é de Alexandre Garcia? A resposta é não. Calma aí que a gente explica tudo para vocês.

Quando nos deparamos com a mensagem, já ficamos desconfiados. Isso porque, além de a mensagem ter características de boatos online como ser vaga, alarmista e com erros de português (algo estranho em se tratando de um texto de Alexandre Garcia), tem sido comum textos anônimos serem atribuídos ao jornalista.

Nas últimas semanas, já desmentimos a autoria de Alexandre Garcia em textos que criticavam o isolamento social, governadores como Doria e Witzel e a China. Em todos os casos, tratavam-se de textos que surgiram anônimos para só depois ganhar a autoria do jornalista. Já fizemos até um vídeo alertando para esse tipo de fake news. Assista:

No caso de hoje não foi diferente. Apesar de a mensagem que circula online falar de um texto “publicado por Alexandre Garcia em 19 de abril”, ele circulava antes dessa data em redes sociais. A prova disso está neste post do dia 17 de abril, que colocava a seguinte autoria na mensagem: “Autor desconhecido”.

Resumindo: a história que aponta que o jornalista Alexandre Garcia escreveu um texto com duras críticas ao ex-ministro Luiz Henrique Mandetta é falsa. Não passa de mais uma mensagem que surgiu de forma anônima em redes sociais para só depois ganhar a autoria de um famoso.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99177-9164. 

Clique nos links “bit.ly” para acessar nossos perfis:

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/2Otkv5l