Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Alexandre Garcia escreve carta a Bolsonaro em que “autoriza” fechamento do STF e Congresso #boato

Alexandre Garcia escreve carta a Bolsonaro em que “autoriza” fechamento do STF e Congresso #boato

Alexandre Garcia escreve carta a Bolsonaro em que “autoriza” fechamento do STF e Congresso, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – O jornalista Alexandre Garcia escreveu uma carta para o presidente Jair Bolsonaro o autorizando a “fechar o STF e o Congresso” com as Forças Armadas no dia 7 de setembro.

Quem acompanha o Boatos.org sabe que muitas das notícias falsas dos últimos dias têm viralizado com dois objetivos: 1) Desviar a atenção dos reais problemas do Brasil. 2) Chamar atenção para as manifestações do dia 7 de setembro a favor do presidente Jair Bolsonaro. E a mais nova do rol aponta para um texto que teria sido escrito pelo jornalista Alexandre Garcia.

A mensagem, que seria uma carta a Bolsonaro, aponta para uma suposta fraude nas eleições de 2018, para as manifestações do dia 7 de setembro serão “o último aviso” e o autor diz que “autoriza” o fechamento do STF, do Congresso e a ação das Forças Armadas. Leia a mensagem que circula online:

Autor Alexandre Garcia Carta ao Presidente da República Jair Messias Bolsonaro Excelêntissimo presidente da “”República federativa do Brasil”” Nós brasileiros, patriotas, conservadores, cristãos, defensores da famílias estamos cansados de viver nessa bagunça chamada Brasil Elegemos o senhor com 57.797.847 votos que não conseguiram roubar Se colocarmos os 12 milhões de votos desviados, chegaríamos a casa absurda e recorde de 69.797.847 votos

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

O senhor não acha isso suficiente e autorizativo para tomar as decisões que precisam ser tomadas O povo começa a cansar, o desgaste está grande, o desânimo vem batendo Dês de 2018 brigando com parentes, amigos, vizinhos, brigando em redes sociais para tentar mudar esse país, para tentar deixar um país melhor para outras gerações Hoje aos 65 anos escutei do senhor presidente que dia 7 de setembro será o último aviso, será a última oportunidade de colocar o país no eixo

Então presidente quero te falar, será o último mesmo, se não mudar no dia 7 de setembro e não vier uma resposta do líder que elegemos com quase 70 milhões de voto, EU DESISTO Será o último para mim Eu te elegi para vc ficar contra o sistema, te dei autorização para vc meter o pé na porta do STF, do congresso e mais aonde for preciso

Estou ratificando está autorização dia 7 de setembro saindo do MS e indo para Brasília Agora é com o senhor presidente Me representa com um cabo e um soldado Seu exército de 70 milhões de brasileiros estão prontos para guerra Brasil acima de tudo DEUS acima de todos Deus, pátria, família Se vc passar para 10 amigos Em pouco tempo chegará ao presidente

Alexandre Garcia escreve carta a Bolsonaro em que “autoriza” o fechamento do STF e Congresso?

Assim como tantas outras histórias sobre o 7 de setembro, a mensagem não demorou muito para se espalhar em redes sociais bolsonaristas. Só que, além de o texto ter diversas informações falsas, ele não foi escrito pelo jornalista Alexandre Garcia.

Alguns fatores já entregam a farsa. Além de o histórico de boatos sobre o 7 de setembro (só de textos com a autoria falsamente atribuída, tivemos boatos sobre Ives Gandra, Michelle Bolsonaro, Tereza Cristina, Mourão e outros), fake news de textos falsamente atribuídos a Alexandre Garcia são um clássico. Tanto que fizemos um vídeo sobre o assunto:

A, ao fazer uma busca reversa sobre o tal texto, logo descobrimos que ele não é de Alexandre Garcia. Por meio da ferramente Crowd Tangle, vimos que o começou a se espalhar, sem qualquer assinatura, em grupos bolsonaristas no Facebook no dia 14 de agosto (há um exemplo de publicação aqui).

No dia 24 de agosto, a “carta anônima” começou a ser publicada junto com uma outra fake news: um texto falsamente atribuído a Alexandre Garcia que fala sobre “que caia Bolsonaro e não deixem Mourão assumir” (e desmentido pelo Boatos.org aqui). Foi a partir daí que “uma boa alma”, “retirou a primeira parte da mensagem” (do boato antigo sobre Alexandre Garcia), e passou a compartilhar “a carta” com a assinatura do jornalista.

Só para reforçar o fake, o texto tem algumas informações que não condizem com Alexandre Garcia. Em algum momento, o sujeito que escreve a carta diz ter 65 anos (o jornalista tem, na realidade, 80). Em outro, ele diz que “virá do Mato Grosso do Sul para Brasília” (há versões falando que o sujeito sairia do Rio para São Paulo). Alexandre Garcia mora em Brasília. Por fim, o texto têm erros crassos de ortografia que não condizem com uma carta escrita por um jornalista.

Ao buscar por redes sociais de Alexandre Garcia, nada encontramos sobre o assunto. Com isso, podemos aferir que o texto (um tanto quanto mal feito) surgiu anônimo para apenas depois “ganhar” a autoria (falsa) do jornalista.

Para além da autoria, o texto tem outras informações falsas. Uma delas é a que aponta que Bolsonaro teve “12 milhões de votos desviados”. Isso é a falso e o próprio presidente diz não ter como provar a acusação. Outra é a que sugere ser possível “fechar o STF e Congresso”. Isso configuraria um golpe, é anticonstitucional e, sim, vai contra a vontade do “povo”.

Resumindo: além de o texto que está circulando online ser repleto de bobagens, não foi escrito por Alexandre Garcia. Trata-se de mais um boato falsamente atribuído ao jornalista que circula na internet e mais um boato relacionado ao dia 7 de setembro.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

Ps2: Confira a nossa nova seção “Oportunidades” clicando aqui. Na página, você pode acesso a promoções, descontos e sites que dão brindes.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3vN6CET
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso