Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Alexandre de Moraes fez vídeo com ameaças ao STF quando era advogado #boato

Alexandre de Moraes fez vídeo com ameaças ao STF quando era advogado #boato

Alexandre de Moraes ameaçou tocar fogo no STF e atirar em ministros quando era advogado, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Quando era advogado, Alexandre de Moraes fez um vídeo com ameaças ao STF. Ele disse que iria tocar fogo no Supremo Tribunal Federal e atirar em ministros.

O julgamento do STF que resultou na condenação do deputado Daniel Silveira suscitou o aparecimento de informações antigas sobre os ministros da corte. Uma delas apontava para o ministro Alexandre de Moraes.

Um vídeo com Alexandre de Moraes falando sobre “colocar fogo no STF” e “atirar em ministros” voltou a circular junto com mensagens que apontavam que o vídeo havia sido gravado quando ele era ministro da corte. Leia algumas das mensagens que circulam online e assista ao vídeo:

Confira o desmentido em vídeo

Confira o desmentido em vídeo na versão 2024

Versão 1: Ministro Alexandre de Moraes antes de ser ministro do STF !!! UAI !!! naquela época se podia xingar ministros do STF??? Versão 2: O que você acha deste cara quando era ADVOGADO DO PSDB, ouçam bem o que ele fala dos ministros do STF. Agora ele é um dos que tá lá VOCÊ CONFIA NESTE CARA Versão 3:“Só nós restar jogar combustível e tocar fogo no plenário do STF” by Alexandre de Moraes quando era advogado.

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

Alexandre de Moraes fez vídeo com ameaças ao STF quando era advogado?

O vídeo se espalhou após a condenação de Daniel Silveira. Porém, não só é falsa a informação que aponta que Alexandre de Moraes ameaçou o STF como também trata-se de um boato desmentido por aqui em 2020. Como o desmentido de outrora vale para hoje, relembre o que escrevemos:

Quando nos deparamos com a mensagem, já ficamos desconfiados. Além da onda de notícias falsas direcionadas ao STF que estão circulando nos últimos dias (você pode ver exemplos aqui, aqui e aqui), a mensagem tem características de boatos online como ser vaga, alarmista com erros de português e não cita fontes confiáveis.

A partir dessas desconfianças, fomos buscar mais detalhes sobre o assunto. Não demorou muito para descobrirmos que o vídeo não é de Alexandre de Moraes antes de ser ministro do STF e nem se trata de uma ameaça dele contra os colegas de corte. Na realidade, ele estava parafraseando ameaças que constavam no inquérito das fake news.

O vídeo foi gravado no dia 17 de junho de 2020 e Alexandre de Moraes estava relatando (antes de votar a favor da continuidade do processo) que, além dessas frases, mensagens interceptadas pela PF na internet falavam em estuprar filhas de ministros e que, na deep web, havia até uma planta do Plenário do STF.

Resumindo: é falsa a informação que aponta que ministro Alexandre de Moraes fez ameaças ao STF quando era advogado. O vídeo foi gravado enquanto ele parafraseava ameaças e nada tem a ver com ameaças feitas por ele.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3uwu4ra
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso