Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Alexandre de Moraes chama Bolsonaro de “marginal expulso do Exército por insanidade mental” #boato

Alexandre de Moraes chama Bolsonaro de “marginal expulso do Exército por insanidade mental” #boato

Alexandre de Moraes chama Bolsonaro de marginal expulso do Exército por insanidade mental, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Depois do pronunciamento de Bolsonaro em 7 de setembro, o ministro do STF Alexandre de Moraes disse que não tem medo de “um marginal que foi expulso do Exército por insanidade mental”.

Nesta semana, os ânimos no meio político se acirraram ao extremo. Depois de Bolsonaro fazer ataques ao ministros do STF durante discurso no dia 7 de setembro, diversas autoridades se posicionaram contra o presidente. No STF, os ministros Luiz Fux e Luís Roberto Barroso fizeram discursos severos. Só que, de acordo com uma mensagem que circula online, eles não foram os únicos.

Uma mensagem aponta que Alexandre de Moraes teria falado que não tem medo de Bolsonaro e teria chamado o presidente de “marginal que foi expulso do Exército por insanidade mental”. Leia a mensagem que circula online junto com uma foto do ministro do STF:

“EM 1991, PASSEI EM PRIMEIRO LUGAR NO CONCURSO PARA PROMOTOR DE JUSTIÇA DO MINISTÉRIO PÜBLICO DO ESTADO DE SÃO PAULO. LÁ, COLOQUEI MUITOS BANDIDOS PERIGOSOS NA CADEIA. ACHA QUE TEREI MEDO DE UM MARGINAL QUE FOI EXPULSO DO EXÉRCITO POR INSANIDADE MENTAL, POR AMEAÇAR EXPLODIR QUARTÉIS? MEU NOME É ALEXANDRE DE MORAES, MINISTRO DO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL.”

Alexandre de Moraes chama Bolsonaro de “marginal expulso do Exército por insanidade mental”?

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

Não demorou muito para a mensagem circular (desta vez, o compartilhamento se deu em grupos de pessoas não-simpáticas a Bolsonaro). Só que, além de conter informações falsas, não houve qualquer declaração de Alexandre de Moraes neste sentido.

A mensagem, por si só, já nos causa muitas desconfianças. Ela tem características de fake news como o caráter vago, alarmista, os erros de português e a falta de citação de fontes confiáveis que comprovem tal informação.

Não bastasse isso, boatos sobre frases impactantes ditas por figuras de influência têm sido frequentes na internet. Nos últimos dias, desmentimos informações falsas relacionadas, por exemplo, a Modesto Carvalhosa, ao presidente do Habib’s, a Ives Gandra e Alexandre Garcia.

Já desconfiados da veracidade (até mesmo pelo tom da mensagem), fomos atrás de qualquer declaração do ministro Alexandre de Moraes com o teor descrito. Como era de se esperar, nada encontramos. Não qualquer declaração pública dele sobre o presidente.

Notícias recentes dão conta que, inclusive, Alexandre de Moraes chegou a conversar com Bolsonaro por intermédio do ex-presidente Michel Temer. A conversa ocorreu pouco antes da divulgação de uma carta na qual Bolsonaro adota um tom mais brando em relação ao STF.

Ao buscar pela fonte da tal declaração, descobrimos que ela surgiu em redes sociais em páginas críticas a Bolsonaro. Ou seja: assim como o que ocorre boatos espalhados por fãs do presidente, a história surgiu “do nada” em páginas de detratores de Bolsonaro.

Antes terminar, mais um detalhe. A mensagem em questão tem informações falsas. Ela acerta ao apontar que Alexandre de Moraes ficou em primeiro lugar em um concurso para promotor de Justiça, mas erra ao falar que Bolsonaro foi “expulso do Exército por insanidade mental”. Esse é um boato desmentido pelo Boatos.org e, na realidade, Bolsonaro foi para a reserva do Exército por ter sido eleito vereador no Rio de Janeiro em 1989.

Resumindo: é falso que Alexandre de Moraes chamou Bolsonaro de marginal e que disse que não tem medo do presidente da República. O ministro do STF nunca disse isso e a mensagem em questão tem informações falsas sobre Bolsonaro.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

Ps2: Confira a nossa nova seção “Oportunidades” clicando aqui. Na página, você pode acesso a promoções, descontos e sites que dão brindes.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3vN6CET
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso