Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Alckmin é atingido por chuva de ovos após aceitar ser vice de Lula #boato

Alckmin é atingido por chuva de ovos após aceitar ser vice de Lula #boato

Alckmin é atingido por chuva de ovos após aceitar ser vice de Lula, diz boato (Foto: Reprodução/Twitter)

Boato – Após ser oficialmente confirmado como vice de Lula, Geraldo Alckmin é atacado com chuva de ovos, em Jundiaí (SP)

Nas últimas semanas, o nome do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva tem causado repercussão nas redes sociais. Isso porque diversas pesquisas de intenção de voto mostram que Lula é o favorito para a disputa presidencial de 2022. Em uma das pesquisas mais recentes, realizada pelo Datafolha, Lula consegue vencer em todos os cenários já no primeiro turno.

Mas o ex-presidente tem sido bastante criticado nas redes sociais após sua aproximação com o ex-governador de São Paulo Geraldo Alckmin. Um jantar que contou com a presença dos dois políticos acirrou ainda mais os ânimos de alguns apoiadores de Lula, que não veem com bons olhos a presença de Alckmin, ex-PSDB e antigo adversário do petista.

E de acordo com uma história que está circulando nas redes sociais, parece que os apoiadores do ex-governador Geraldo Alckmin também não gostaram nada dessa aproximação. Segundo uma publicação que está sendo compartilhada por aí, após ser oficialmente confirmado como vice na chapa presidencial de Lula, Alckmin teria sido recebido com uma chuva de ovos. Ainda segundo a história, a situação teria ocorrido em Jundiaí, interior de São Paulo, e seria uma resposta aos “esquerdistas travestidos de direita”. Confira:

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

“Oficialmente candidato a Vice de *LULA*, Alckmin é recebido com CHUVA DE OVOS em Jundiaí *!* Parabéns povo Jundiaense *!* Esquerdistas travestidos de direita, nunca mais *!*”.

Alckmin foi atingido por chuva de ovos após aceitar ser vice de Lula?

A informação foi bastante compartilhada nas redes sociais, em especial, no Twitter e agitou os ânimos de muitos eleitores. Apesar disso, a história não é verdadeira. A explicação fica por conta da origem do texto e da imagem usada na história.

Não é necessário ir muito longe para perceber que a publicação tem um “quê” de estranheza. Ao analisar a mensagem, é possível ver que ela apresenta as principais características de fake news na internet, como o caráter vago, extremamente alarmista e a falta de fontes confiáveis.

Além disso, histórias falsas sobre política se transformaram em um negócio lucrativo para muitos disseminadores de desinformação. O assunto é recorrente no mundo das fake news. A equipe do Boatos.org já desmentiu inúmeras delas, como a que dizia que a cantora Maria Bethânia teria gravado o jingle para a campanha de Lula, em 2022. Também a que indicava que Geraldo Alckmin teria sido atingido por fezes durante uma passeata e, por fim, a que apontava que uma pesquisa mostra que Bolsonaro lidera a intenção de votos para as eleições presidenciais em 2022.

Ao pesquisar pela imagem que acompanha a publicação, descobrimos que a foto não é recente e também não tem nada a ver com a história de hoje. Na realidade, a imagem foi registrada no dia 14 de outubro de 2012, no município de Campinas (SP). Na época, Geraldo Alckmin era governador do estado de São Paulo e estava visitando a cidade para apoiar a candidatura do então candidato a prefeito de Campinas Jonas Donizette. Enquanto participava da caminhada em apoio a Donizette, Alckmin foi atacado por uma mulher que passava pelo local. Na oportunidade, a mulher jogou um copo de café no rosto de Geraldo Alckmin.

Por fim, ao contrário do que aponta a mensagem, Alckmin não foi confirmado oficialmente como vice de Lula. No “Jantar pela Democracia”, evento que reuniu os dois políticos, o ex-presidente Lula afirmou que, até o momento, não existe nada definido. Segundo ele, tanto o PT quanto o futuro partido de Alckmin devem decidir se os dois irão formar uma chapa ou não. Lula destacou que ainda é necessário esperar a decisão do PT sobre o candidato que irá representar o partido nas eleições. Logo, não existe nada definido.

Em resumo: a história que diz que Alckmin foi atacado com uma chuva de ovos após aceitar ser vice de Lula é falsa! A imagem usada na publicação de hoje é antiga e não tem nada a ver com a história. A foto foi registrada em outubro de 2012, durante uma caminhada em prol de um candidato a prefeito, em Campinas (SP). Na época, Alckmin participou do evento para apoiar o candidato e acabou sendo atacado por uma mulher, que jogou um copo de café no rosto do ex-governador de São Paulo. Se isso não bastasse, ainda não existe nada definido sobre as candidaturas de Lula e Alckmin. Até o momento, o PT não definiu seu candidato. Enquanto isso, desde que saiu do PSDB, Geraldo Alckmin segue sem partido. Ou seja, a história não passa de balela.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

Ps2: Confira a nossa nova seção “Oportunidades” clicando aqui. Na página, você pode acesso a promoções, descontos e sites que dão brindes.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3HIppbu
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso
Marcações: