Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Aécio Neves está na lista de políticos na Operação Lava Jato, diz boato

Aécio Neves está na lista de políticos na Operação Lava Jato, diz boato

Boato – Senador Aécio Neves está entre os acusados na lista divulgada por Rodrigo Janot na Operação Lava Jato.

Atualizado: Aécio Neves estava na lista de investigados, mas teve o nome retirado por procurador-geral da República, Rodrigo Janot, por falta de provas concretas contra ele. 

A lista de políticos acusados de participar do esquema chamado de “Petrolão” tem causado expectativa por parte da imprensa, população e políticos. Tanto que listas de acusados têm circulado na internet como essa que aponta os nomes de todos os acusados.

Aécio Neves está na lista da Operação Lava Jato, diz boato
Aécio Neves está na lista da Operação Lava Jato, diz boato

A expectativa tem gerado conjecturas em torno de pessoas que poderiam estar envolvidas. Uma delas aponta que o ex-candidato à Presidência da República, Aécio Neves, estaria entre os envolvidos. Tudo começou com um comentário de Ricardo Boechat que apontava que “não se surpreendia” se Aécio estivesse na lista. Claro que a informação gerou um furor. Leia um dos textos que falam a respeito do assunto:

Vídeo: É falso que vacina da gripe tenha "vírus do câncer"

Boechat diz que Aécio é o principal nome na lista de corrupção da Lava Jato

Segundo o jornalista Ricardo Boeachat, lista com nomes que será divulgada pelo Procurador Geral da República até sexta terá nome do senador tucano, líder da oposição, Aécio Neves

Na rádio e na tv BandNews, o jornalista Ricardo Boechat fez um comentário onde disse ter ouvido boatos , de que Aécio Neves (PSDB-MG) seria o principal nome que está na lista de políticos envolvidos com corrupção decorrente da Operação Lava Jato.

É esperado para até sexta-feira, o anúncio do Procurador Geral da República, Rodrigo Janot, dos pedidos de inquéritos para investigar deputados, senadores e governadores.

Assim como pessoas simpáticas à oposição têm espalhado o envolvimento de grandes nomes como o de Dilma e de Lula na Lava-Jato, sites simpáticos ao governo têm tentado envolver Aécio na história. Porém, é preciso critério para analisar a situação.

Para começar, Boechat não disse que Aécio é o principal nome da Lava-Jato. Se formos analisar o vídeo, ele aponta que o que circula são boatos na internet. Ele inclusive cita: “Não quero endossar os boatos”. Boatos que deve ter lido nos mesmo sites que reproduziram a sua fala posteriormente.

Excetuando os sites considerados aliados ao PT e a centro-esquerda (como o Brasil 247, Revista Fórum, Portal Metrópole e Plantão Brasil), ninguém mais tratou do assunto dessa forma. Será que é porque a mídia quer esconder ou tudo não passa de um boato? Quem ainda tentou correr atrás da história foi o R7, que falou com o próprio Aécio Neves. Ao site, ele respondeu que a história não passa de uma piada.

Além disso, entre os nomes citados até o momento como prováveis acusados não figura o do senador. Jornais têm citado o nome dos presidentes da Câmara e do Senado, da senadora Gleisi Hoffmann e do ex-presidente Collor. É provável que Aécio estaria nessa lista de poderosos.

Resumindo: não podemos cravar que Aécio não está na lista da Lava Jato (até porque Boechat também não fez isso). Mas não me surpreenderia se a história não passasse de mais um boato da internet. As resposta definitivas virão em breve.