Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Adélio Bispo vai dar entrevista no dia 5 de outubro e dizer que Bolsonaro armou atentado #boato

Adélio Bispo vai dar entrevista no dia 5 de outubro e dizer que Bolsonaro armou atentado #boato

Boato – Adélio Bispo de Oliveira teve autorização para dar uma entrevista depois do fim do horário eleitoral, no dia 05/10. Ele vai dizer,  em rede nacional, que Bolsonaro armou o próprio atentado.

Dentre todos os boatos eleitorais que circulam online, uma boa parte deles trata, de alguma forma, do ataque sofrido pelo candidato Jair Bolsonaro (PSL) no dia 06/09. E a história de hoje fala diretamente de um “golpe” que envolve o nome de Adélio Bispo de Oliveira, homem que esfaqueou Bolsonaro.

De acordo com mensagens que circulam online, foi confirmado que ele está tramando um golpe contra Bolsonaro. A estratégia seria a seguinte: ele daria uma entrevista “em rede nacional” no dia 5 de outubro (sexta-feira anterior às eleições) na qual falaria que foi o próprio partido de Bolsonaro que mandou armar o atentado. Como o horário eleitoral já vai ter terminado, o candidato do PSL não teria como se defender. Leia a mensagem que circula online:

Versão 1: Golpe, Golpe, Golpe… Adelio foi autorizado a dar entrevista dia 5 sexta-feira depois q acabar o horário eleitoral. Fontes confiáveis e dignas viram os textos. Ele vai dizer q foi o próprio partido de Bolsonaro q armou tudo. Vai contar todos os detalhes. Não acreditem meus irmãos será a última cartada nojenta, nazista dessa gentalha vermes vermelhos. A TV vai ficar comentando na sexta a noite, sábado e domingo, quando Bolsonaro não terá mais como se defender. TEMOS Q PREPARAR TODO MUNDO DESDE AGORA! Passe p todos os amigos e irmãos. Repassem esse texto urgente e aos montes p não pegar ninguém de surpresa. Deus será conosco nessa batalha contra as hostes do inferno.

Vídeo: É falso que vacina da gripe tenha "vírus do câncer"

Versão 2: COMPARTILHEM SEM PARAR!! O BRASIL PRECISAR SABER ANTES DO DIA 5 QDO O BOLSONARO NÃO PUDER SE DEFENDER COM O ENCERRAMENTO DA CAMPANHA!! ADÉLIO FOI PAGO PRA MENTIR EM REDE NACIONAL E A MIDIA PODRE VAI DIVULGAR SEM PARAR!! ACORDA BRASIL!! DENUNCIA DO DELEGADO FRANCISCHINNI ! AS TVS JA AGENDARAM O PROGRAMA COM O “COITADO” QUE USA TREINAMENTO E FACA DO HAMAS COM CO2!

Adélio Bispo foi autorizado a dar entrevista dia 5 e vai entregar Bolsonaro?

A mensagem se espalhou freneticamente na internet. Mas será mesmo que há um plano envolvendo Adélio Bispo de Oliveira, uma entrevista no dia 5 de outubro em rede nacional e declarações contra Bolsonaro? A resposta é não. Para você entender tudo, vamos aos fatos.

Há um fato curioso em toda essa história. Antes dessa versão “golpe em Bolsonaro” surgir na internet, havia uma versão que apontava que a “entrevista do dia 5” seria um “golpe para derrubar Haddad”. Seja de um lado ou de outro a premissa está completamente errada.

Antes de falar de “fatores externos”, vamos falar da mensagem em si. Primeiro, ela é vaga. Não diz para qual veículo vai ser a entrevista, em que condições e em que formato. Além disso, ela é alarmista, tem erros de português, pedido de compartilhamento e não cita fontes confiáveis (falar “fontes confiáveis” não vale como álibi). Ou seja, a mensagem fecha o “pacote completo de um boato”.

Ao pesquisar sobre o assunto, descobrimos que, de fato, há duas autorizações para Adélio Bispo dar entrevistas. As duas (uma para a Veja e outra para o programa Conexão Repórter, do SBT) ocorrerão no dia 27 de setembro (e não no dia 5 de outubro) e não têm nada de “ao vivo e em rede nacional”. É justamente o que aponta essa nota da Coluna Painel, da Folha.

Veja o que temos por enquanto: a mensagem tem todas as características de boatos e não encontramos nenhuma notícia sobre entrevistas marcadas para o dia 5 de outubro. Mas tem mais uma questão que merece ser abordado: o fator lógico.

Levando em conta que haveria uma entrevista no dia 5 (vai que a Justiça autoriza alguma outra entrevista) e a fonte “adivinhou” o que Adélio vai falar na entrevista, o que é pouco provável (isso é válido para textos dos dois lados que falam “em golpe”), qual seria o “peso” de uma declaração “bombástica” (e sem noção) de Adélio para a mídia? Provavelmente, pequeno.

Uma vez que ele já deu declarações que agiu sozinho e que as investigações já devem estar concluídas (pelo menos é o que aponta a previsão da PF), qualquer coisa “fora da curva” que ele declarar vai ser tratada mais como uma “mentira de um criminoso” do que outra coisa. Não se esqueça que todas as declarações que ele der devem passar pelo crivo de uma apuração jornalística. E, como vocês sabem (ou deveriam saber), não é tão difícil refutar hipóteses absurdas.

Resumindo: nem Adélio Bispo tem entrevista autorizada (pelo menos por enquanto) para o dia 5 de outubro, nem é possível “adivinhar” o que ele vai falar para os jornalistas (nem precisaria de entrevista, né), nem a história se trata de “um golpe” contra A ou B. Ou seja: a mensagem que circula online é mais um boato que está viralizando por aí.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.