Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > ACM Neto anuncia lockdown em Salvador após as eleições municipais #boato

ACM Neto anuncia lockdown em Salvador após as eleições municipais #boato

ACM Neto anuncia lockdown em Salvador após as eleições 2020, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Em Salvador (BA), após o fim das eleições municipais 2020, ACM Neto anuncia novo lockdown na cidade. 

O primeiro turno das eleições municipais 2020 chegou ao fim. Em algumas cidades, os eleitos já estão definidos. Enquanto isso, em outras, o segundo turno pretende deixar os nervos à flor da pele.

Na capital baiana, o candidato Bruno Reis (DEM/BA) levou a melhor para o cargo de prefeito. Reis é o atual vice do prefeito de Salvador, Antônio Carlos Magalhães Neto, mais conhecido como ACM Neto. E parece que a pandemia da Covid-19 ajudou muitos soteropolitanos a decidir seus votos.

De acordo com uma história que está circulando nas redes sociais, após o fim do primeiro turno, o atual prefeito, ACM Neto, teria ordenado um lockdown em Salvador (BA). Segundo a história, tudo teria acontecido após a vitória do candidato apoiado pelo prefeito da capital baiana. Ainda segundo as publicações, a princípio, ACM Neto implementará um fechamento setorizado. Porém, de acordo com a história, caso não funcione, será realizado o lockdown. Confira:

Vídeo: É falso que vacina da gripe tenha "vírus do câncer"

Versão 1: “ACM Neto: ‘Será um lockdown setorizado. Se não resolver, fechar tudo’”. Versão 2: “Parabéns aos IDIOTAS ÚTEIS que votaram na Prefeita pigmeu. Ela já avisou que vai fechar tudo 16/11/2020..Para esses só LAMENTO”. Versão 3: “Quem não sabia que aconteceria isso? Passou a politica o virus voltou”. Versão 4: “Acabou a politica e esses miseraveis ja vem com mais desemprego,recessão, violência e etc. ..realmente o povo tem memória curta”.

ACM Neto anuncia lockdown em Salvador após as eleições municipais?

A informação caiu como uma bomba nas redes sociais, especialmente, no Facebook e deixou muitos internautas revoltados. Os compartilhamentos se multiplicaram nas últimas horas. Apesar disso, a história não tem nada de real.

Nas últimas semanas, histórias sobre uma possível volta de lockdowns após o final das eleições municipais se tornaram comuns. A equipe do Boatos.org já desmentiu inúmeras histórias sobre o assunto, como o que dizia que diversas cidades do Brasil iriam parar por 3 meses, após as eleições municipais de 2020, por causa da segunda onda da Covid-19. Também a que indicava que o governador Paulo Câmara teria anunciado um lockdown em Pernambuco no dia 02 de novembro de 2020 e, por fim, a que apontava que a Prefeitura de São Bernardo do Campo (SP) iria fechar o comércio no dia 16 de novembro, logo após as eleições.

Além disso, a publicação possui algumas características de fake news na internet, como o caráter vago, bastante alarmista e alguns erros de português. Entretanto, as publicações citam uma fonte: um site que teria reportado uma declaração de ACM Neto sobre o suposto lockdown. Ao acessar a página, percebemos que não existe uma data visível.

Porém, ao procurar pela declaração, descobrimos que se trata de uma informação antiga. ACM Neto, de fato, disse que iria implementar um fechamento setorizado em Salvador (BA) e, caso não funcionasse, iria decretar um lockdown. Entretanto, a declaração foi feita no dia 6 de maio de 2020 e não tem nada a ver com o atual contexto.

Em resumo: a história que diz que o prefeito de Salvador (BA), ACM Neto, teria dito que vai implementar um novo lockdown após as eleições é falsa! ACM Neto, de fato, fez a tal declaração presente nas publicações. Entretanto, ela não ocorreu em novembro, mas sim no dia 6 de maio de 2020, no ápice da pandemia de Covid-19 no Brasil. A informação é antiga e não tem nenhuma relação com o atual contexto. Ou seja, a história não passa de balela. Até a próxima!

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/2QvB43t
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK