Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Acampamento em Brasília foi criado por indígenas e MST para impedir manifestações de 7 de setembro #boato

Acampamento em Brasília foi criado por indígenas e MST para impedir manifestações de 7 de setembro #boato

Acampamento em Brasília foi criado por indígenas e MST para impedir manifestações de 7 de setembro, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Vídeos mostram que a esquerda está montando um acampamento em Brasília com indígenas e MST para impedir as manifestações a favor de Bolsonaro no dia 7 de setembro.

Não é de hoje que nós, do Boatos.org, estamos alertando que muitas das últimas fake news que estão circulando na internet estão servindo para “esquentar” (no pior sentido da palavra) o clima para manifestações a favor de Bolsonaro no dia 7 de setembro. A última das histórias aponta para uma suposta “tramoia” da esquerda.

Um vídeo de um acampamento montado por indígenas em Brasília está sendo acompanhado de mensagens que apontam que o tal acampamento tem como intuito impedir as manifestações do dia 7 de setembro. Ou seja: seria uma armação da esquerda e do MST (que também estaria participando das manifestações) para gerar um confronto com “manifestantes patriotas”. Leia algumas das mensagens que estão circulando online:

Versão 1: URGENTE: Um campo de B4T4LHA está sendo ARMADO em BRASÍLIA contra o 07 de SETEMBRO. NOTA: Hoje, 22/8, domingo, por volta das 11:00, foi registrada a instalação de um grande acampamento em plena Esplanada dos Ministérios por Pessoas do MST e Índios esquerdistas. A área ocupada é imensa e a logística maior ainda.

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

Versão 2: URGENTE! Centenas de índios invadem Brasília agora – Impedir o 7 de setembro Comunista organiza grupo de índios para impedir a manifestação no 7 de Setembro. Índio montam acampamento em Brasília agora e certamente não sairão

Versão 3: ACONTECENDO AGORA! Esquerda, MST e Indígenas Montam Acampamento Gigante em Brasília! Medo do dia 07? ACONTECENDO AGORA! Esquerda, MST e Indígenas Montam Acampamento Gigante em Brasília! Medo do dia 07?

Acampamento em Brasília foi criado por indígenas e MST para impedir manifestações de 7 de setembro?

Não demorou para que a tese (muito perigosa, por sinal) se espalhasse com muita força entre grupos do WhatsApp que falam sobre as tais manifestações de 7 de setembro. Só há um detalhe: o acampamento em Brasília de indígenas e do MST não tem nada a ver com as manifestações pró-Bolsonaro.

Antes de falar do assunto em si, precisamos três apontamentos. O primeiro é o histórico recente de notícias falsas que falam sobre as tais manifestações. Muitas delas (como apontamos neste A Semana em Fakes) tentam hiperdimensionar um movimento que, invariavelmente, acaba tendo a adesão de um grupo ínfimo de radicais com as pautas antidemocráticas de sempre.

Além disso, a mensagem, assim como tantos outros boatos, tem características de notícias falsas como, por exemplo, o caráter alarmista, os erros de português e a falta de citação de confiáveis que confirmem a tal tese. Por fim, ao buscar pela ligação “indígenas com MST e manifestações de Bolsonaro”, nada encontramos.

O acampamento que está sendo organizado em Brasília (e não tem participação do MST, por sinal) não tem nada a ver com o 7 de setembro. Na realidade, o acampamento Luta Pela Vida faz parte de uma série de atividades anuais organizadas por grupos indígenas e que visam reivindicar direito contra uma agenda anti-indígena.

E aí está. O acampamento tem data marcada para começar e terminar. As manifestações vão, como mostra o site da APIB (Articulação dos Povos Indígenas do Brasil), até o dia 28 de agosto. Neste dia, está prevista a seguinte atividade na agenda oficial: “Retorno das Delegações”. Ou seja: volta para casa.

Resumindo: a história que aponta que um acampamento foi montado em Brasília para impedir manifestações de direita em 7 de setembro é falsa. Além de grupos como o MST não participarem das manifestações mostradas no vídeo, mobilização de indígenas vai até o dia 28 de agosto e nada tem a ver com o Dia da Independência do Brasil.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

Ps2: Confira a nossa nova seção “Oportunidades” clicando aqui. Na página, você pode acesso a promoções, descontos e sites que dão brindes.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3vN6CET
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso