Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > 10 fake news sobre Bolsonaro e Haddad que mais viralizaram nas eleições 2018

10 fake news sobre Bolsonaro e Haddad que mais viralizaram nas eleições 2018

No dia do segundo turno da votação, separamos as cinco fake news sobre Jair Bolsonaro (PSL) e as cinco fake news sobre Fernando Haddad (PT) mais acessadas no Boatos.org durante o período eleitoral.

Quase dois meses e meio após o início da campanha eleitoral, o segundo turno das eleições presidenciais chegou ao fim. Dentre tantas fake news que circularam na internet (desmentimos quase 300 no período), muitas focaram em Jair Bolsonaro (PSL) e Fernando Haddad (PT).

Contra o candidato do PSL, as principais fake news estavam relacionadas ao atentado que ele sofreu em Juiz de Fora (MG). A tese de que ele forjou a facada, que gravou um áudio admitindo isso e que ele não perdeu sangue foram as mais lidas. Completa o top 5, a informação de que ele foi expulso do Exército por causa de um atentado e que votou contra a Lei Brasileira de Inclusão.

Ao contrário de Bolsonaro (alvo direto das fake news contra a sua campanha), Haddad “dividiu” o protagonismo das notícias falsas com outras figuras do PT, da chapa ou mesmo “da esquerda” (como Gleisi Hoffmann, Maria do Rosário, Manuela D’Ávila e até Lênin). Quando falamos de fake news relacionadas apenas a figura de Haddad, o principal assunto é educação e gênero, seguido de fraudes (em urnas ou pesquisas).

Confira as cinco fake news sobre Bolsonaro e Haddad que mais viralizaram na web:

Jair Bolsonaro (PSL)

Comprovado: Bolsonaro forjou atentado para ganhar eleitores indecisos #boato

Vídeo: É falso que vacina da gripe tenha "vírus do câncer"

Vaza áudio de Bolsonaro no hospital xingando enfermeira, Ibope e “teatro” #boato

Atentado contra Bolsonaro foi forjado porque não há manchas de sangue #boato

Bolsonaro foi preso em 1987 e expulso do Exército por planejar atentado #boato

Bolsonaro votou contra a Lei Brasileira de Inclusão (LBI) na Câmara #boato

Fernando Haddad (PT)

Capa do kit gay de Haddad vaza na internet #boato

Jean Wyllys foi convidado para ser ministro da Educação de Haddad #boato

Haddad diz que criança após os cinco anos é propriedade do Estado #boato

Brigada Militar apreendeu urnas com 81% de votos para Haddad no RS #boato

Tracking BTG mostra Bolsonaro com 77% e Haddad com 23% #boato

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.

Neste sábado (27) e domingo (28), o Boatos.org se uniu a outras cinco agências de checagens de notícias no Brasil para checar as mensagens de conteúdo suspeito nesta reta final das eleições. A ideia de juntar forças é para ganhar mais agilidade e aumentar o alcance das checagens. A parceria reúne o E-farsas, Agência Lupa, Aos Fatos, Projeto Comprova e Fato ou Fake.