Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Opinião > Região Nordeste vira epicentro de fake news relacionadas à política

Região Nordeste vira epicentro de fake news relacionadas à política

Região Nordeste vira epicentro de fake news relacionadas à política (Foto: Reprodução/YouTube)

Neste A Semana em Fakes, Edgard Matsuki, editor do Boatos.org, mostra como histórias falsas que têm a região Nordeste como cenário têm se espalhado e como o cenário eleitoral atual tem influência nisso.

É fato que, assim como em todas as eleições diretas que tivemos, a região Nordeste será decisiva para a definição do próximo presidente. É justamente neste cenário que, de acordo com essa matéria, Lula mais tem vantagem e Bolsonaro, consequentemente, menos tem votos. Esta situação mostra que uma tendência em termos de fake news não é por acaso.

Já há alguns meses, vídeos retirados de contexto, mensagens que distorcem ações do governo e publicações antigas publicadas como recentes têm viralizado na internet. Quase todas tentam exaltar ações de Bolsonaro e mostrar que a “popularidade de Lula” está derretendo na região.

Nesta semana, tivemos três exemplos. Um deles apontava que Bolsonaro teria criado postos de gasolina com preço a R$ 2,80 por litro na Bahia. Na realidade, o vídeo que circular era de uma outra iniciativa do governo que não tem relação com isso.

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

O segundo apontava para uma calorosa recepção que Bolsonaro teria recebido em Teresina. O vídeo era real, mas era de 2017 e mostra um momento no qual o então deputado gozava de muito mais prestígio do que o atual presidente.

O terceiro é emblemático. Em 2018, Luana Piovani gravou um áudio apontando que “todo mundo no Nordeste é Bolsonaro” (o que, na época, já era uma visão equivocada). O tal áudio está, agora, circulando como de 2022. Ou seja: vendendo a tese de que, agora, o “Nordeste é Bolsonaro”.

Se voltarmos mais no tempo ou “viajarmos” por outras cidades da região, iremos encontrar mais fakes. Tem boato sobre “projeto de Bolsonaro de ferrovia que cruza o Nordeste”, de Lula sendo hostilizado no Recife (aqui, aqui e aqui) e Salvador.

Todas essas histórias nos dão um norte. É bem provável que no segundo semestre, quando a campanha pegar fogo e as fake news se espalharem com mais intensidade, será importante olharmos com atenção para o que estão sobre e pelo Nordeste nos zapzaps dos DDD de 71 a 89.

Trends da semana

Palavras mais buscadas no Boatos.org nos últimos dias

  1. Lula (Confira detalhes aqui)
  2. Ankole (Confira detalhes aqui)
  3. Brahma (Confira detalhes aqui)
  4. Djavan (Confira detalhes aqui)
  5. Chile (Confira detalhes aqui)
  6. Registrato (Confira detalhes aqui)
  7. Ivermectina (Confira detalhes aqui)
  8. Tasuku Honjo (Confira detalhes aqui)
  9. Vacina (Confira detalhes aqui)
  10. Lanchas (Confira detalhes aqui)

Os desmentidos mais lidos do Boatos.org nos últimos dias

  1. Promoção falsa de chopeiras da Brahma grátis de carnaval (Confira detalhes aqui)
  2. História falsa que aponta que Bolsonaro criou postos com gasolina a R$ 2,80 (Confira detalhes aqui)
  3. História falsa que fala de doação de sangue a Elisa Mirela (Confira detalhes aqui)
  4. Fake que aponta que Bolsonaro usou o Exército para fabricar lanchas (Confira detalhes aqui)
  5. Fake que aponta que Maurício Meirelles teve um caso com Gabriel Medina (confira detalhes aqui)

    Destaques nas redes sociais

Desde o início de 2021, o Boatos.org promove a seção “A Semana em Fakes”, com análises sobre assuntos relacionados a fake news. O conteúdo é aberto para republicação em veículos de mídia. No momento, publicamos o conteúdo no Jorn., Portal MetrópolesPortal T5, Conexão Marília e O Anhanguera (caso tenha interesse, entre em contato com o Boatos.org para saber as condições). Para ver todos os textos da seção, clique aqui.

Marcações: