Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Opinião > Golpes no Brasil e no Afeganistão dão o tom das notícias falsas da semana

Golpes no Brasil e no Afeganistão dão o tom das notícias falsas da semana

Golpes no Brasil e no Afeganistão dão o tom das notícias falsas da semana

Neste A Semana em Fakes, Edgard Matsuki, editor do Boatos.org, relembra como a ameaça de um golpe no dia 7 de setembro no Brasil e a tomada de poder pelo Talibã no Afeganistão deram o tom da desinformação da semana.

Quem acompanha o fluxo da desinformação na internet (seja desmentindo boatos ou participando de diversos grupos de WhatsApp) deve ter percebido que cada vez menos temos visto novas mensagens de cunho duvidoso sobre a pandemia (a desinformação sobre o assunto se restringe a mensagens repetitivas e já desmentidas como essa, essa e essa).

A queda nas fake news sobre a Covid-19 não significa que não tivemos desinformação na semana. Significa apenas que o foco de quem espalha fake news por aí mudou para uma ameaça de golpe no Brasil e o golpe dado no Afeganistão.

Fake news que viralizaram no início da semana focavam na incitação de uma grande paralisação de caminhoneiros e uma manifestação que resultaria em uma intervenção militar em 7 de setembro (algo que, como apontamos no último A Semana em Fakes, tem chances nulas de serem colocadas em prática em um momento como esse).

Vídeo: desmentimos fake que Hungria descobriu plano de matar Bolsonaro

Para inflamar a minoria barulhenta que apoia um golpe no Brasil, surgiram notícias falsas sobre uma grande “greve de caminhoneiros” pedindo intervenção militar (desmentimos o fake aqui, aqui e aqui), que Bolsonaro iria criar um Tribunal Militar para “julgar outros poderes”, que o vice Hamilton Mourão havia convocado as pessoas para a manifestação, que a ministra da Agricultura Tereza Cristina havia feito o mesmo e, por fim, a prisão do cantor Sérgio Reis (que chegou a falar sobre a “greve dos caminhoneiros”) havia sido decretada.

De uma hora para outra e diante reações negativas relacionadas às mobilizações, o assunto cessou (não sem antes a Polícia Federal, a pedido da PGR e com autorização do STF, deflagrar uma operação para investigar o movimento na internet que promovia e incitava para uma “revolta” em 7 de setembro) e deu lugar para outro tema.

Desta vez, um golpe “bem-sucedido” suscitou notícias falsas na web. A tomada de poder no Afeganistão por parte do Talibã após os Estados Unidos declararem que tropas militares deixarão o país e todo o temor do que pode ocorrer por lá fizeram com que vídeos e fotos fora de contexto começassem a circular na internet.

Três imagens foram falsamente atribuídas à situação no país. Uma delas mostrava um avião lotado de pessoas. Apesar de, de fato, aviões estarem saindo abarrotados de gente do país, a foto em questão era das Filipinas. Já um vídeo mostrava uma mulher sendo executada em via pública. O vídeo era da Síria. Outra filmagem atribuída ao Talibã apontava para a execução de diversos homens. Também se tratava de um vídeo gravado há anos na Síria.

Dentre todas as informações falsas, uma chamou atenção: a de que “229 cristãos já estavam sendo condenados à morte no Afeganistão”. Além de a informação ser falsa, se tratava de uma nova versão de uma fake news já desmentida algumas vezes no Boatos.org. Desmentimos esse fake, inclusive, em vídeo:

Milhares de quilômetros e de elementos separam (felizmente) a situação que vivemos no Brasil e no Afeganistão. É uma pena que uma semelhança entre os “levantes golpistas” (o bem e o malsucedido): nos dois casos, há gente tentando confundir a realidade para tentar levar algum tipo de vantagem.

Trends da semana

As palavras mais buscadas no Boatos.org nos últimos sete dias foram, em ordem crescente, Sérgio Reis, Unimed, Sergio Reis, Tribunal constitucional militar, México fez, Afeganistão, Talibã, Embraer, Sergio Reis e Sérgio reis.

Os desmentidos mais lidos do Boatos.org nos últimos 7 dias foram, em ordem crescente, sobre a ameaça de que 229 missionários seriam mortos no Afeganistão, que a prisão de Sérgio Reis teria sido decretada, de que haverá intervenção militar em 7 de setembro, de que Tereza Cristina havia apoiado manifestações de 7 de setembro e que os caminhoneiros vão fazer uma greve pelo voto impresso.

No Twitter e no Instagram, a matéria com o maior engajamento da semana era a que desmentia prisão de Sérgio Reis. No Facebook, no Telegram no YouTube, o conteúdo maior engajamento na semana foi o que desmentia que 229 seriam mortos no Afeganistão.

Edgard Matsuki é editor do site Boatos.org, site que já desmentiu mais de 6 mil notícias falsas

Uma das novidades do Boatos.org para 2021 é a seção “A Semana em Fakes”. Periodicamente, faremos análises sobre os assuntos mais recorrentes em termos de desinformação na internet. Este conteúdo ficará aberto para republicação em outros veículos de mídia. No momento, publicamos o conteúdo no Portal Metrópoles, Portal T5 e Conexão Marília (caso tenha interesse, entre em contato com o Boatos.org para saber as condições). Para ver todos os textos da seção, clique aqui.

Marcações: