Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Opinião > Dia das Mães suscita nova onda de golpes no WhatsApp

Dia das Mães suscita nova onda de golpes no WhatsApp

Dia das Mães suscita nova onda de golpes no WhatsApp

Mais do que uma data de celebração (inclusive para o comércio), o Dia das Mães de 2022 também trouxe uma onda de promoções falsas para enganar pessoas e roubar dados no WhatsApp. Este é o tema do A Semana em Fakes, com Edgard Matsuki, editor do Boatos.org.

Nas últimas cinco semanas, o A Semana em Fakes se debruçou a comentar os boatos sobre o ambiente político no Brasil (você pode reler aqui, aqui, aqui, aqui e aqui). Hoje será diferente (nem melhor e nem pior). Vamos falar de um movimento proporcionado pelo Dia das Mães.

A chegada da data e a movimentação do comércio (que comemora mais do que mães e filhos) suscitou o aparecimento daquelas famigeradas promoções falsas no WhatsApp. Nesta semana, tivemos que desmentir três delas.

A primeira informação falsa apontava que a Nubank, por causa do Dia das Mães, estava dando um Pix de R$50 para as pessoas. A segunda apontava que a 3 Corações estava dando cafeteiras grátis no WhatsApp. Por fim, há uma história que apontava que a Melissa estaria dando sandálias grátis por causa do Dia das Mães.

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

Em todos os casos, as pessoas teriam que cumprir algumas tarefas para ganhar os prêmios. Primeiro, elas teriam que entrar em um site (normalmente com domínio “.ru”, da Rússia). Depois, teriam que responder a algumas perguntas genéricas nas páginas (criadas de forma amadora, para não dizer outra coisa). Por fim, as pessoas teriam que compartilhar um link com um certo número de amigos no WhatsApp para “ganhar o prêmio”.

Não é nem preciso dizer (na verdade, foi preciso uma vez que tivemos que fazer artigos desmentindo o golpe) que a pessoa, mesmo cumprindo as tarefas, nada ganha no final. Mas isso por ser pior do que só uma “enganação”.

Estes sites travestidos de “oficiais de marcas” servem para roubar dados de internautas, instalam (em alguns casos) malwares que podem roubar contas e, ainda por cima, faz com que os “inocentes” que entraram na página cliquem em publicidade e divulguem os sites falsos (uma vez que o pedido de compartilhamento é algo frequente no pedido).

Mesmo com os sites sendo obviamente falsos, eles tiveram um grande alcance (como é possível ver logo abaixo, nos “Trends da Semana”). Isso denota que, para além do dano pessoal que cada pessoa pode ter, há muita gente propensa em cair em informações falsas ou golpes.

Terminamos aqui com dois desejos: 1) Um feliz Dia das Mães para as progenitoras Brasil afora. 2) Para quem caiu nas promoções citada aqui neste texto, tenha mais juízo. Assim como o Dia das Mães, esse golpes que usam a data como “desculpa” têm todos os anos.Dia das Mães suscita onda de golpes no WhatsApp

Trends da semana

Palavras mais buscadas no Boatos.org nos últimos dias

  1. Ankole (Confira detalhes aqui)
  2. Novas multas (Confira detalhes aqui)
  3. Lula (Confira detalhes aqui)
  4. Multas (Confira detalhes aqui)
  5. Cheiro da morte (Confira detalhes aqui)
  6. Air France (Confira detalhes aqui)
  7. Filha da Maria do Rosário (Confira detalhes aqui)
  8. Bolsonaro (Confira detalhes aqui)
  9. Daniela Mercury (Confira detalhes aqui)
  10. Três Corações (Confira detalhes aqui)

Os desmentidos mais lidos do Boatos.org nos últimos dias

  1. Dica falsa que aponta que digitar Ankole no Google faz com que fotos suas apareçam (Confira detalhes aqui)
  2. Mensagem falsa que aponta que novas multas passaram a valer a partir de 2022 (Confira detalhes aqui)
  3. História falsa que aponta que o “mendigo” Givaldo Alves morreu em acidente de carro (Confira detalhes aqui)
  4. Mensagem falsa que aponta que fenômeno Aphelion chega junto com onda de frio (Confira detalhes aqui)
  5. História falsa que aponta para distribuição de “folheto de drogas no Assaí (Confira detalhes aqui)

Destaques nas redes sociais

Desde o início de 2021, o Boatos.org promove a seção “A Semana em Fakes”, com análises sobre assuntos relacionados a fake news. O conteúdo é aberto para republicação em veículos de mídia. No momento, publicamos o conteúdo no Jorn., Portal MetrópolesPortal T5, Conexão Marília, O Anhanguera e RP10 (caso tenha interesse, entre em contato com o Boatos.org para saber as condições). Para ver todos os textos da seção, clique aqui.

Marcações: