Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Mundo > Wigu é um animal árabe que vive em cemitérios e grita como um humano #boato

Wigu é um animal árabe que vive em cemitérios e grita como um humano #boato

Wigu é um animal árabe que vive em cemitérios e grita como um humano, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Vídeo mostra o assustador Wigu. Ele é um animal árabe que vive em cemitérios e se alimenta dos defuntos. Quando percebe a aproximação de alguém, grita como um humano.

No mundo das notícias falsas na internet há um espaço “cativo” para as criaturas bizarras. Já falamos por aqui de farsas envolvendo chupacabras, filhote de cachorro com cara de gente, peixe com braço humano, dentre outras. Mesmo com o “rico histórico”, poucas histórias são tão “bem boladas” como a de hoje.

Um vídeo que viralizou na internet (não só em português como também em inglês, francês e outros idiomas) mostra o que seria o assustador Wigu. Nas imagens, ele, ao abrir a boca, imita um berro humano assustador. E, de acordo com a mensagem, os gritos serviriam para espantar pessoas no cemitério uma vez que o animal vivia no local e se alimentava de defuntos. Leia duas versões da mensagem que circulou online e assista ao vídeo:

Confira o desmentido em vídeo

Versão 1: WIGU, ANIMAL ÁRABE, QUE VIVE EM CEMITÉRIOS E SE ALIMENTA DE DEFUNTOS. – Quando percebe a aproximação de humanos, grita como se fosse o morto.

Vídeo: É falso que vacina da gripe tenha "vírus do câncer"

Versão 2: Este animal é chamado wigu, ele é encontrado nos cemitérios árabes, onde ele cava e entra nas sepulturas. Ele come os mortos e grito da mesma forma como os seres humanos. Nota-se que quando este animal está comendo e sente que alguém está se aproximando ele começa a gritar como um humano, aterrorizando o coração da pessoa que imagina que é o falecido gritando, e fugindo, no momento em que o wigu continua a comer com toda a confiança…

Wigu é um animal árabe que vive em cemitérios e grita como um humano?

As imagens do tal Wigu são impressionantes. A história do animal e cemitérios é mais impressionante ainda. Só há um detalhe: ela é falsa. Calma aí que a gente explica tudo para vocês.

Além do histórico desse tipo de boato e a característica da mensagem (vaga, alarmista, com erros de português e sem citar fontes confiáveis), outro “detalhe” nos chamou atenção: uma história de um animal impressionante como esse não está em nenhuma fonte confiável. Se fosse real, iriam chover matérias e documentários sobre a peculiar criatura.

Com essa desconfiança, fomos buscar por mais detalhes pela história. Não demorou muito para descobrirmos que ela não procede. Lembra que falamos que a história circulou em diversos idiomas? Em francês, ela acabou sendo desmentida pelo serviço de fact-checking do France24.

O site aponta que o vídeo do animal “gritando” é fruto de uma edição feita com a ajuda do aplicativo Tik Tok. Na postagem original, há hashtags como “#comedy”. Ou seja: o vídeo surgiu antes da “historinha mirabolante”.

O France24 apontou ainda que o animal não é um “Wigu” (até porque não há qualquer animal com esse nome catalogado na natureza) e sim uma “tartaruga-aligator”. Uma busca por imagens do animal confirma a tese.

Resumindo: a história que aponta que há um animal chamado Wigu que se alimenta de mortos e imita gritos humanos é falsa. O vídeo é fruto de uma montagem e o animal das imagens é uma tartaruga-aligator. Fim.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.