Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Mundo > Vídeo mostra tênia sendo retirada da boca de uma mulher que comeu carne de porco crua #boato

Vídeo mostra tênia sendo retirada da boca de uma mulher que comeu carne de porco crua #boato

Vídeo mostra tênia sendo retirada da boca de uma mulher que comeu carne de porco crua, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Vídeo mostra médico retirando tênia do intestino de uma mulher pela boca, após ela ingerir carne de porco crua. 

Durante muito tempo, a carne suína causou preocupação entre os consumidores. Isso porque a criação de porcos não tinha um controle muito efetivo. Dessa forma, era comum ver porcos sendo criados em meio ao lixo e se alimentando de forma inadequada (e com alimentos contaminados).

Entretanto, com a adoção de novos métodos dentro da suinocultura e uma fiscalização sanitária mais intensa, essa história ficou, teoricamente, para trás. Hoje, se sabe que o consumo de carne suína oriunda de lugares certificados é bastante seguro. Apesar disso, ainda existem pessoas que tentam burlar a lei e vender carne de porco sem qualquer tipo de inspeção sanitária, o que representa riscos para a saúde.

Com isso, saber a procedência do alimento a ser consumido é de extrema importância para evitar problemas futuros. E de acordo com um vídeo que está circulando nas redes sociais, infelizmente, parece que uma mulher não teve tanta sorte assim. Segundo o vídeo, uma mulher precisou ser submetida a um procedimento hospitalar para retirar uma tênia de dentro do intestino. Ainda de acordo com a história, o fato teria ocorrido após a mulher ingerir carne de porco crua. Confira:

Vídeo: É falso que vacina da gripe tenha "vírus do câncer"

“Eu amo carne mal passada ! Quando tu for a uma churrascaria e pedir “aquela carne mal passada”, lembre-se deste vídeo. Para quem já ouviu falar, mas nunca viu uma Tênia Solium/Saginata, que pode alcançar até *10 metros*, dentro do intestino, agora tem a oportunidade de ver. Sinistro!!! Ah, ela pode viver até 40 anos, dentro do hospedeiro”.

Vídeo mostra tênia sendo retirada da boca de uma mulher que comeu carne de porco crua?

As imagens fizeram sucesso nas redes sociais, como o Facebook e o WhatsApp, e está sendo bastante compartilhada desde a semana passada. Uma das publicações tem quase 100 compartilhamentos e mais de 3 mil visualizações. Entretanto, a história é falsa!

Basta conferir o texto que acompanha a história para perceber as inconsistências. Ele é vago, bastante alarmista, possui alguns erros de português e não cita fontes confiáveis.

Além disso, a internet se tornou um prato cheio para histórias que usam vídeos fora de contexto. A equipe do Boatos.org já desmentiu inúmeros deles, como a que dizia que o rei do Bahrein teria ido a Dubai com um robô guarda-costas incrível. Também a que indicava que um repórter teria atacado o presidente Jair Bolsonaro ao falar “vamos visitar sua filha na cadeia” e, por fim, a que apontava que bandidos teriam se aproveitado da decisão do STF para empunhar metralhadoras em favela.

Ao buscar sobre o assunto na internet, descobrimos que a história já foi desmentida pelo serviço de fact-checking Aos Fatos. E bem, assim como mostra o desmentido do site, a história não tem nada a ver com uma tênia. Todo o ocorrido, na verdade, é muito mais bizarro do que a própria fake news.

De acordo com uma reportagem do jornal The Sun, o animal que aparece nas imagens, na realidade, é uma cobra. A situação teria ocorrido na vila de Levashi, no Daguestão, localizado na Rússia, no final de agosto de 2020. A jovem teria adormecido no jardim de sua casa e, quando acordou, teria reclamado de fortes dores no estômago. Ao chegar ao hospital, os médicos descobriram se tratar de uma cobra de cerca de um metro de comprimento. O animal entrou pela boca da jovem enquanto ela estava desacordada. De acordo com o site Mirror, moradores da vila afirmaram que esse tipo de incidente é bastante comum no local.

Vale ressaltar que até a história real chegou a ser questionada internacionalmente. Especialistas afirmam que pode se tratar de uma cobra, mas também de um grande parasita ou uma enguia. De acordo com eles, a qualidade da imagem dificulta a identificação do animal. Eles defendem ser muito difícil que uma cobra desse porte consiga chegar até o estômago de uma pessoa. Porém, eles mesmos apontam que o animal é muito grande para ser uma simples tênia comum.

Por fim, é importante ressaltar que histórias envolvendo tênias sendo retiradas pela boca não são raras. Em 2017, na Índia, um homem precisou passar por um procedimento médico para retirar uma tênia de quase dois metros de seu intestino. Como é possível ver, o parasita possui um diâmetro bem menor do que o animal que aparece no vídeo da história de hoje.

Em resumo: a história que diz que um vídeo mostra uma tênia sendo retirada da boca de uma mulher, após ela ingerir carne de porco crua é falsa! O vídeo (incrível!) é real e a história por trás dele é muito mais bizarra do que a própria fake news. A imagem, na verdade, mostra a retirada de uma cobra do estômago de uma mulher. A jovem afirmou ter dormido no jardim de sua casa, na Rússia, e acordou com fortes dores de estômago. O vídeo mostra o procedimento realizado no hospital. Ou seja, a história não passa de balela. Até a próxima!

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164. 

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/2H2c3Iu
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK