Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Mundo > Vídeo mostra Venezuela em guerra civil no ano de 2021 #boato

Vídeo mostra Venezuela em guerra civil no ano de 2021 #boato

Vídeo mostra Venezuela em guerra civil no ano de 2021, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Vídeo de 2021 mostra que a Venezuela está em guerra civil. A esquerda brasileira não fala nada e grande imprensa não divulga.

As últimas pesquisas de opinião mostram uma queda de popularidade Jair Bolsonaro. Talvez seja por isso que mensagens de “mobilização à militância” do presidente tem circulado na internet. Uma aponta que, se aqui está ruim, na Venezuela está pior.

Um vídeo que mostra confrontos de manifestantes contrários ao presidente Nicolás Maduro e a chamada Guarda Nacional Bolivariana está circulando na internet junto com a informação de que o vídeo seria atual e que mostraria que o Venezuela está em “guerra civil” em 2021.

As imagens do vídeo (que não será exibido aqui) mostram manifestantes nas ruas sendo reprimidos por jatos de água da GNB, se organizando em piquetes e atacando os carros das forças de segurança com coquetéis molotov. Leia algumas das mensagens que circula online:

Vídeo: desmentimos fake que Hungria descobriu plano de matar Bolsonaro

Versão 1: A Venezuela esta em guerra civil. O povo sem direito, sem saúde e com fome não aguentou mais. Aqui nenhum partido de esquerda ou a grande imprensa divulga isso. Você que apoia o socialismo ou comunismo, pense bem. É isso que voce quer para seus filhos, netos e bisnetos? Os últimos acontecimentos mostra que o BRASIL caminha no rumo de Cuba e Venezuela. Ainda dá tempo de refletir e mudar.

Versão 2: Observem que o canhão de água, precede os motociclistas. Estes são os responsáveis pelo abate das pessoas Observem também, zero armas de fogo em mãos dos manifestantes. No entanto, não recuam e atacam com coquetéis molotov. Acho que somos um povo criativo só para memes e piadas. Versão 3: Venezuela 🇻🇪 em guerra civil. Nenhuma palavra da esquerda Brasileira, especialmente PT, PSOL e PDT

Vídeo mostra Venezuela em guerra civil no ano de 2021?

O vídeo se espalhou em diversos grupos no WhatsApp de pessoas simpáticas a Bolsonaro. Em alguns casos, havia a “sugestão” de que fizéssemos isso no Brasil. Em outros, havia uma mensagem subliminar de que não podemos deixar o “Brasil virar uma Venezuela”. Independentemente da intenção, uma coisa é fato: o vídeo não mostra uma “guerra civil de 2021″ na Venezuela.

Três fatores já nos deixam muito desconfiados da veracidade da informação que circula nas redes sociais. O primeiro está na própria mensagem. Ela tem características de boatos online como ser alarmista e não citar nenhuma fonte confiável que comprove que o vídeo seja recente.

O segundo está no histórico deste tipo de boato (vídeos e imagens da Venezuela retirados de contexto). Já desmentimos, por exemplo, vídeos que falavam que um guarda da GNB atirou em seu coronel e que Maduro mandou fechar igrejas no país.

O terceiro ponto está na ausência de notícias recentes que apontem para grandes confrontos de rua na Venezuela. Apesar de o país, de acordo com observadores internacionais, estar longe de ser uma democracia e, sim, existir insatisfação de diversos setores com Maduro, não há registros de grandes protestos no país. Lá, como cá, a principal preocupação é com a pandemia.

Com isso, nos coube a buscar pelo vídeo. E aí descobrimos que, apesar de ser da Venezuela, ele é antigo. A montagem de imagens circula na internet, no mínimo, desde 2018 (como mostra esse vídeo). Mais do que isso, uma das imagens (da pessoa jogando o coquetel molotov em guardas) é, exatamente de maio de 2017.

Resumindo: o vídeo que está circulando como se fosse da “guerra civil” na Venezuela em 2021 é antigo. É claro que a situação no país não é confortável, todavia não há qualquer relato de grandes confrontos em protesto contra Maduro nos últimos dias.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164. 

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3tP2fIR
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/38hcBcy