Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Mundo > Vídeo mostra tsunami causado por vulcão em Tonga #boato

Vídeo mostra tsunami causado por vulcão em Tonga #boato

Vídeo mostra tsunami causado por vulcão em Tonga, diz boato (Foto: Reprodução/WhatsApp)

Boato – Vídeo com a descrição “Detik detik tsunami” mostra o momento do tsunami que aconteceu em Tonga após erupção de vulcão no mar.

Na última semana, mais exatamente no dia 18 de janeiro de 2022, um acontecimento deixou as pessoas estarrecidas. A erupção do vulcão Hunga Tonga Hunga Ha’apai no meio do mar causou um estrondo supersônico, estragos e até uma onda gigante que varreu o Oceano Pacífico. No meio disso, um vídeo começou a circular na internet.

Um vídeo com a descrição “Detik detik tsunami” mostra o que seria o momento das ondas gigantes chegando ao arquipélago de Tonga. Em alguns casos, o vídeo (que você pode ver na segunda parte do texto) é acompanhado de mensagens que apontavam o acontecimento como referência. Em outros, era acompanhado de uma teoria da conspiração de que a China seria culpa por tudo.

Vídeo mostra tsunami causado por vulcão em Tonga?

Claro que o vídeo chocante (seja na versão teoria da conspiração ou não) não demorou a viralizar na internet. Porém, as imagens em questão nada têm a ver com o ocorrido nos últimos dias em Tonga.

Vídeo: desmentimos fake que Hungria descobriu plano de matar Bolsonaro

A mensagem (ou a ausência dela, em alguns casos) já nos fazem ficar desconfiados da veracidade da informação. O texto é extremamente vago, alarmista, tem erros de português e não cita nenhuma fonte confiável que comprove a informação.

Não bastasse isso, não é de hoje que grande acontecimentos geram vídeos falsamente atribuídos a eles. Já desmentimos, por exemplo, histórias falsas de vídeos envolvendo erupções de vulcões na Indonésia e Nova Zelândia.

Assim como nos outros casos, o vídeo em questão nada tem a ver com um acontecimento recente. Bastou fazer uma busca pelos termos no vídeo “Detik detik tsunami” que chegamos à origem do vídeo.

Na realidade, as imagens foram gravadas no dia 28 de setembro de 2018, na ilha de Celebes, na Indonésia. Na época, a ilha foi assolada por um tsunami, depois de registrar um terremoto de magnitude 7,4 na escala Richter. O vídeo chegou a ser exibido no jornal da CNN Indonésia. Você pode ver o vídeo abaixo:

Vale apontar que as versões que apontam para um teoria da conspiração envolvendo a China também foram desmentidas no Boatos.org. Para mais detalhes, clique neste link.

Resumindo: o vídeo que está circulando por aí nada tem a ver com a erupção do vulcão que causou um tsunami em Tonga. Na realidade, o vídeo em questão é de um tsunami que ocorreu na Indonésia em 2018.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3HIppbu
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso
Marcações: