Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Mundo > Vídeo mostra tentativa de sequestro de criança captada por câmera de vigilância #boato

Vídeo mostra tentativa de sequestro de criança captada por câmera de vigilância #boato

Vídeo mostra tentativa de sequestro de criança captada por câmera de vigilância, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Câmeras de vigilância flagraram uma tentativa de sequestro de uma criança. Mulher aproveitou a distração da mãe para raptar a menina, mas bandidos foram impedidos por populares.

Sabe aquela história do “bom demais para ser verdade”. Ela poderia, em alguns casos, ser adaptada para “bem feito demais para ser verdade”. Há alguns dias, um vídeo de uma suposta tentativa de sequestro tem se espalhado em redes sociais e chamado atenção. E é sobre ele que vamos falar hoje.

De acordo com as imagens, um casal fica à espreita de uma casa que tem uma menina brincando com um triciclo no pátio. Em certo momento, uma mulher desce do carro e tenta abrir o portão, sem sucesso. Ela sobe no carro, dá mais uma volta, desce e retorna ao portão da casa. A partir daí, chama a suposta mãe da criança e pede algo a ela. Quando a mãe volta para casa, ela pega a criança e entra com pressa no carro. Na imagem final, populares percebem o crime e fazem o motorista parar.

Toda a ação foi gravada por uma “boa alma” que, inicialmente, chegou a falar que a ação ocorreu na Argentina. Houve, ainda, quem dissesse que o caso teria ocorrido no Brasil. Em todos os casos, foi dito que a ação foi real e que servia de alerta para um novo golpe de sequestro de crianças. Assista ao vídeo e leia algumas versões da história:

Confira o desmentido em vídeo:

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

Versão 1: Atenção!!! Utilidade pública. Recebi esse vídeo e compartilho. Graças a Deus esse sequestro de criança foi frustrado. Versão 2: Assistam esse vídeo, onde há uma tentativa de sequestro à uma criança. Versão 3: FIQUEM ATENTOS COM O SEQUESTRO DE CRIANÇAS!Mulher chega de carro, fingindo ser pesquisadora chama o comparsa para raptar a criança. Segundo informações, foto ocorreu em Buenos na Argentina, e os sequestradores foram detido pela população e entregues as autoridades competentes . Cuidado não deixe seus filhos com estranhos Graças a Deus esse não deu certo!

Versão 4: Um vídeo que viralizou nas redes sociais deste sábado (17), mostra a tentativa de sequestro de uma garotinha por uma mulher e seu comparsa que estavam a espreita em um carro. Felizmente, o crime foi frustrado por vizinhos na região. Segundo informações do narrador que publicou o vídeo no Instagram: “Esse vídeo aconteceu na América do Sul, na Argentina, Buenos Aires: pegaram os sequestradores, deram um corretivo, se é que vc me entende com mto carinho… Depois entregaram as autoridades. Pelo que sei o sequestro seria para tráfico de criança. Eu recebi esse video para fazer a narrativa dos fatos e postar… Fiz a narrativa para as os pais ficarem alerta com suas crianças brincando no quintal e ficar atento às pessoas que vem em nossa casa para pedir informações ou até mesmo um copo água. É um fato que está acontecendo mto no Brasil e serve ficarmos em alerta!”

Vídeo mostra tentativa de sequestro de criança captada por câmera de vigilância?

As imagens se espalharam por muitos grupos no WhatsApp e muitos perfis em redes sociais. Porém, não se trata de um vídeo real tampouco a filmagem foi feita na Argentina. Trata-se de uma simulação (como falamos no início do vídeo) muito bem feita.

Quando nos deparamos com a mensagem, ficamos muito desconfiados da veracidade. Assim como “bom boato”, a mensagem que acompanhava o vídeo tinha características de boatos online como ser vaga, alarmista e não citava nenhuma fonte confiável que apontasse para onde teria ocorrido o caso.

Ao buscar sobre qualquer notícia de rapto frustrado de crianças com a descrição do vídeo, nada encontramos em fontes confiáveis. Depois que o vídeo viralizou, alguns veículos de mídia mais sensacionalistas até falaram no assunto. Porém, nenhum cravou onde o caso ocorreu tampouco apontaram que se tratava de uma simulação.

Admito que procurei muito pela origem do vídeo (o máximo que encontrei foi o mesmo vídeo circulando com uma locução em espanhol há alguns dias), mas não encontrei a origem da filmagem. Eu não encontrei, mas a super Kyene Becker (aqui do Boatos.org) matou a charada.

Na análise, a Kyene percebeu uma coisa. Que, apesar de ter as palavras “cámara vigilancia”, a qualidade da imagem não parecia de uma câmera. Mais do que isso, tudo parecia muito ensaiado para ser verdade (nem o cachorro quis morder a sequestrado ou os bandidos tentaram fugir com o carro).

Com base nisso, ela chegou a uma postagem publicada no canal Dramática. E a boa “alma que espalhou a história em português” se “esqueceu” colocar a parte final do vídeo em que aponta que se tratava de uma simulação para “alertar as pessoas. Veja o vídeo completo:

No canal, há diversos vídeos de simulações de “casos perigosos”. Há casos de brigas, de golpe do “boa noite Cinderela” e até de eventos paranormais. Ou seja: é uma página “especialista” em lançar virais como esse. O crédito do vídeo é da Conectate Manabi. Pelo que vimos é uma produtora de vídeo do Equador.

Resumindo: o vídeo que circula online como se fosse real, de uma sequestro de uma criança, não passa de uma simulação (muito bem feita) por parte de uma produtora de vídeos do Equador. Apesar de o alerta ser válido, não se tratou de um caso real.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164. 

Ps2: Confira a nossa nova seção “Oportunidades” clicando aqui. Na página, você pode acesso a promoções, descontos e sites que dão brindes.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3tP2fIR
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/38hcBcy