Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Mundo > Vídeo mostra policiais apedrejados em protesto contra lockdown na Argentina #boato

Vídeo mostra policiais apedrejados em protesto contra lockdown na Argentina #boato

Vídeo mostra policiais apedrejados em protesto contra lockdown na Argentina, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Vídeo “Na Argentina tá tudo normal” mostra manifestantes jogando pedras em policiais em 2021. Protesto ocorreu por causa do lockdown e comunismo na Argentina.

Nos últimos dias, temos notado um crescimento em relação a fake news que envolvem forças policiais. As relações tensas entre o presidente e Forças Armadas e casos como do PM que foi morto após ter um surto em Salvador tem suscitado fake news que “incentivam” policiais a se insurgirem contra governadores, medidas de isolamento e o chamado “comunismo”. A história de hoje é mais uma delas.

De acordo com um vídeo que viralizou na internet com a legenda “Na Argentina tá tudo normal”, um protesto contra o lockdown resultou em apedrejamento contra policiais que nada poderia dizer. “Vejam o resultado do locdown prolongado na Argentina, governada por comunistas. Tá tudo normal lá, né?!”, diz uma das mensagens que acompanham o vídeo. “Na Argentina está tudo normal!!”, aponta outra.

Vídeo mostra policiais apedrejados em protesto contra lockdown na Argentina?

Dadas as cenas (pesadas) no vídeo em questão, não iremos o exibir aqui. Porém, cá estamos para esclarecer que, ao contrário do que apontam as mensagens, a filmagem não tem nada a ver com a pandemia, o governo atual (de centro-esquerda) da Argentina e sequer é recente.

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

As mensagens que circulam junto com o vídeo já ajudam a denunciar a farsa. Isso porque elas têm características de boatos online como serem vagas, alarmistas, com erros de português e não citarem fontes confiáveis. Além disso, não há qualquer notícia em fonte confiável que fale do tal ataque a policiais argentinos.

Sem notícias, resolvemos buscar pelo vídeo em questão. Ao fazer uma buscar reversa achamos uma mesma versão dele datada de 2018. O vídeo foi filmado durante um protesto em 2017 contra a reforma da Previdência na Argentina.

De acordo com essa matéria do Infobae, o vídeo foi gravado em 18 de dezembro de 2017 na Praça do Congresso (em Buenos Aires). Na ocasião, um policial acabou ferido com mais gravidade pelos manifestantes contrários a reforma.

Vale lembrar que Alberto Fernández não era o presidente da Argentina na época (o presidente era Maurício Macri, de direita) e que não existia pandemia tampouco infecções em massa por coronavírus no mundo.

Resumindo: a história que aponta que policiais foram apedrejados por manifestantes na Argentina durante protesto de 2021 por causa do lockdown é falsa. Não passa de mais uma fake news que cita e incita policiais à desobediência civil.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164. 

Ps2: Confira a nossa nova seção “Oportunidades” clicando aqui. 

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3tP2fIR
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/38hcBcy
Marcações: