Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Mundo > Vídeo mostra maravilhas de Wuhan, que todo mundo acha que é uma cidadezinha #boato

Vídeo mostra maravilhas de Wuhan, que todo mundo acha que é uma cidadezinha #boato

Vídeo mostra maravilhas da cidade de Wuhan, que todo mundo acha que é uma cidadezinha, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Todos acham que Wuhan, na China, é uma cidadezinha do interior, mas imagens mostram construções imponentes na cidade.

A cidade de Wuhan, na China, ficará para sempre marcada na História por ter sido a zona zero da pandemia da Covid-19, doença causada pela infecção do novo coronavírus, SARS-CoV-2. Até o momento, a doença já infectou quase 1 milhão de pessoas ao redor do mundo e matou quase 50 mil delas.

Em meio à situação, infelizmente, a população da cidade chinesa também teve que lidar com o preconceito. Moradores de Wuhan relataram ter sofrido preconceito dentro do próprio país. Além disso, o preconceito também atingiu orientais que moram em outros países, como o Brasil.

Depois de muita coisa falada a respeito de Wuhan, uma publicação na internet está empenhada em mudar a imagem da cidade. De acordo com um vídeo que está circulando junto da mensagem, ao contrário do que muita gente pensa, Wuhan não seria uma cidade do interior ou zona rural qualquer da China. As imagens mostram diversas construções gigantescas e imponentes. Segundo a mensagem, muita gente iria se surpreender com as coisas mostradas no vídeo. Confira:

Vídeo: É falso que vacina da gripe tenha "vírus do câncer"

“A gente ouve falar o tempo todo sobre Wuhan em função do Covid-19 e acha que se trata de uma cidadezinha do interior ou de uma zona rural qualquer na China. Deem uma olhada nesse video e muitos vão ficar de boca aberta”.

Vídeo mostra maravilhas da cidade de Wuhan, que todo mundo acha que é uma cidadezinha?

As imagens fizeram sucesso nas redes sociais e realmente impressionaram muita gente. Mas será que o vídeo realmente mostra a verdadeira Wuhan, na China? A resposta é não!

Vamos aos detalhes! Para começo de história, a mensagem apresenta diversas características de boatos online, como o caráter vago (não diz como se chamam as construções, por exemplo), alarmista, os erros de português e não cita fontes confiáveis.

Mesmo antes da pandemia da Covid-19 começar, a China já era vítima das fake news. A equipe do Boatos.org já desmentiu diversas delas, como a que dizia que chineses estariam espirrando e cuspindo em elevadores e locais públicos para transmitir coronavírus. Também a que apontava que a China estaria vendendo carne humana enlatada infectada com o novo coronavírus e, por fim, a que indicava que um vídeo mostraria uma feira de comida com animais vivos em Wuhan.

Assim como nos casos citados, há um distorção de argumentos e também do vídeo. A primeira delas é supor que toda a população mundial ache que Wuhan, na China, seja “uma cidadezinha” do interior. Uma matéria veiculada na imprensa brasileira mostra que os jornalistas tratam o local como uma metrópole. Wuhan possui cerca de 11 milhões de habitantes, ou seja, quase a mesma quantidade de moradores de São Paulo (SP).

Bem, se esse fosse o único detalhe, nossa equipe sequer cogitaria fazer um desmentido. Porém, ao analisar o vídeo, a mentira ficou evidente. Percebemos que as imagens mostradas no vídeo não são de Wuhan, na China.

Começamos analisando apenas as cinco primeiras imagens e constatamos que nenhuma das gravações são de Wuhan. O conteúdo, na verdade, mostra diversas cidades chinesas.

A foto que aparece aos 0:08 mostra o hotel Sunrise Kempinski, que fica localizado em Pequim. Já a imagem que aparece aos 0:16, que mostra uma cachoeira do lado de fora de um prédio, foi feita na cidade de Guiyang (mais precisamente no prédio Liebian Building). A cachoeira tem mais de 100 metros de altura.

Enquanto isso, a construção que aparece aos 0:25, que lembra um O, está localizada em Huzhou e se trata de um parque: o Taihu Lake Paradise (Paraíso do Lago Taihu). Já as imagens que aparecem dos 0:34 aos 0:54 mostram a cidade de Guanzhou, na província de Guangdong. O prédio que aparece vermelho e também mudando de cor é o Canton Tower (Torre Canton).

Em resumo: a história que diz que um vídeo mostraria a “verdadeira” Wuhan para pessoas que acreditam que ela seja uma “cidadezinha” é falsa! O erro já começa em supor que as pessoas pensam algo a respeito de Wuhan ser pequena. Em uma reportagem veiculada na imprensa brasileira, jornalistas informam que a cidade é uma metrópole e possui cerca de 11 milhões de habitantes. Depois, piora. O vídeo mostra diversas imagens que sequer são de Wuhan. Conferimos e constatamos que as primeiras construções exibidas no vídeo são de diversos lugares na China. Ou seja, pura balela. Até a próxima!

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99177-9164. 

Confira a lista de todas as fake news sobre o novo coronavírus

Clique nos links “bit.ly” para acessar nossos perfis:

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/2C0i08f