Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Mundo > Vídeo de Jeanine Añez, presidente interina da Bolívia, com um homem vaza na internet #boato

Vídeo de Jeanine Añez, presidente interina da Bolívia, com um homem vaza na internet #boato

Vídeo de Jeanine Añez, presidente interina da Bolívia, com um homem vaza na internet, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Vídeo de homem desconhecido com a presidente interina da Bolívia Jeanine Áñez vazou na internet e viralizou por aí. 

Desde a renúncia e ida do ex-presidente Evo Morales ao México (para viver em asilo político), as coisas na Bolívia continuam acirradas. Isso porque só a estabilidade política ainda não é suficiente para acabar com os protestos no país.

Após a renúncia de Evo Morales, a senadora Jeanine Áñez se autoproclamou presidente da Bolívia com o intuito de tentar resolver a situação no país. Entretanto, o ato intensificou ainda mais o embate entre policiais e indígenas.

E no meio do clima de tensão, as fake news não param de circular. Nos últimos dias, por exemplo, a presidente Jeanine Áñez viu seu nome ser envolvido em uma verdadeira confusão. Isso porque um suposto vídeo de Áñez com um homem desconhecido teria vazado na internet. “La presi nueva de Bolivia…. (la gente pregunta si hay videito!!!)”, diz um dos comentários.

Vídeo de Jeanine Añez, presidente interina da Bolívia, com um homem vaza na internet?

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

O compartilhamento do conteúdo se tornou viral e os bolivianos ficaram incrédulos com o material. Mas será que o vídeo realmente mostra a presidente da Bolívia Jeanine Áñez? A resposta é não e os detalhes você confere a seguir!

Vamos lá! Ao lermos as publicações que estão espalhando o conteúdo por aí, logo ficamos desconfiados. As mensagens apresentam caráter vago e alarmista, possuem erros de português e não citam fontes confiáveis.

Além disso, nas últimas semanas, a internet tem vivido um boom de fake news sobre a América Latina. Inclusive sobre Jeanine Áñez. A equipe do Boatos.org já desmentiu várias delas, como a história que afirmava que Jeanine Áñez teria dito que sonha com uma Bolívia sem rituais satânicos indígenas. Também o caso que apontava que bolivianos estariam comemorando a renúncia de Evo Morales, em La Paz, em vídeo e, por fim, a história que afirmava que o irmão de Evo Morales foi flagrado tentando fugir para Miami.

Ao buscar por mais detalhes sobre essa história, não encontramos nada que pudesse confirmar o caso em fonte confiáveis. Pelo contrário, o que descobrimos foram desmentidos sobre o assunto. A repercussão do suposto vídeo foi tanta que a própria presidente Jeanine Áñez precisou ir à mídia para esclarecer a situação e afirmar que se tratava de fake news.

Resolvemos, então, procurar pela origem do vídeo e descobrimos que as imagens já foram usadas contra políticos no México e também contra uma senadora no Paraguai. Por fim, é importante ressaltar que ao comparar a mulher do vídeo com fotos de Jeanine Áñez é possível observar algumas diferenças físicas, como os traços do rosto.

Em resumo: a história que diz que vídeo de Jeanine Añez, presidente interina da Bolívia, com um homem vaza na internet é falsa! Além de toda a história já ter sido desmentida pela própria presidente, descobrimos que o vídeo já foi usado para tentar incriminar outros políticos no México e no Paraguai. Ou seja, vídeo velho e história falsa. Não compartilhe!

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.

Clique nos links “bit.ly” para acessar nossos perfis:

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/2s72BQx