Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Mundo > Vídeo mostra furacão Dorian parado próximo a ilha nas Bahamas #boato

Vídeo mostra furacão Dorian parado próximo a ilha nas Bahamas #boato

Vídeo mostra furacão Dorian parado próximo a ilha nas Bahamas, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Vídeo mostra furacão Dorian parado próximo a uma ilha nas Bahamas. Imagens mostram que potencial é destrutivo.

Nos últimos dias, a passagem do furacão Dorian pela América Central e a ameaça de que ele chegasse aos Estados Unidos chamou atenção nos noticiários. Até o momento, o arquipélago das Bahamas é o local mais atingido pelos ventos. O número de mortos por causa dos ventos, que chegaram próximo aos 300 km/h, chegou a sete.

Em meio a esse quadro catastrófico, uma imagem começou a chamar atenção na internet. Ele mostra o que seria o furacão Dorian parado próximo a costa de uma ilha nas Bahamas (em alguns casos, a imagem é descrita como a chegada do Dorian aos Estados Unidos). Leia duas das mensagens que circula junto ao vídeo (que vocês verão logo abaixo):

Versão 1: Furacão Dorian parado nas Bahamas!!! Vejam o estrago… olhem a altura do mar!!! Vamos orar para Deus proteger essas pessoas. Versão 2: Furacão dorian nos Estados Unidos veja o VÍDEO e siga o canal 

Vídeo mostra furacão Dorian parado próximo a ilha nas Bahamas?

Vídeo: desmentimos fake que Hungria descobriu plano de matar Bolsonaro

As imagens são assustadoras e, ao mesmo tempo, belas. Mas será mesmo que elas são reais ou são do furacão Dorian nas Bahamas (ou nos Estados Unidos)? A resposta é não. Calma aí que a gente explica tudo para vocês.

A mensagem, por si só, já nos chama muita atenção. Ela tem algumas das principais características de boatos na internet: é vaga, alarmista, com erros de português, pedido de compartilhamento e não cita fontes confiáveis. Mas não é só isso que nos deixa desconfiados.

Quem acompanha o Boatos.org já sabe que vídeos impressionantes são um prato cheio para publicações falsas na internet. Só nos últimos três meses, já desmentimos histórias relacionadas a um vulcão na Indonésia, um brinquedo de parque na Coreia do Sul, de um drone que teria arrancado uma asa de avião, entre outras.

Com suspeitas fortes em relação à veracidade da mensagem, fomos atrás de mais detalhes. De cara, descobrimos que o vídeo já circula na internet há algum tempo, o que inviabiliza a hipótese de ele ser do furacão Dorian. Mais do que isso: ele sequer é real.

Em março deste ano, as imagens começaram a circular como se fosse de nuvens fortes de chuva próximas à cidade de Miami. Na ocasião, o site Hoax Eye desmentiu a informação. De acordo com a página, é uma edição feita em cima de uma imagem de Miami em um dia de sol. O autor é o artista Brent Shavnore. Ao buscar pelo Instagram do artista, podemos ver a imagem.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Bʀᴇɴᴛ Sʜᴀᴠɴᴏʀᴇ (@shavnore) em

Recentemente, artistas como 50 Cent e Mike Epps publicaram as imagens como se fossem do furacão Dorian e o próprio Shavnore reclamou via Facebook. “Olá galera, preciso de sua ajuda. Vocês podem, por favor, ir para a página do Instagram de Mike Epps e 50Cent e pedir educadamente que eles me creditem o meu trabalho? Foi compartilhado tantas vezes que eles não sabem que é meu. Seria muito grato!”, disse.

Resumindo: ao contrário do que apontam mensagens que viralizam por aí, as imagens que estão circulando na internet não são do furacão Dorian, não são de Bahamas e sequer são reais. Tudo é fruto de um trabalho de computação gráfica de um artista norte-americano.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.