Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Mundo > Vídeo mostra fogo no aeroporto de Dubai (Emirados Árabes Unidos) em 2020 #boato

Vídeo mostra fogo no aeroporto de Dubai (Emirados Árabes Unidos) em 2020 #boato

Vídeo mostra fogo no aeroporto de Dubai (Emirados Árabes Unidos) em 2020, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Vídeo mostra fogo se alastrando no aeroporto de Dubai (Emirados Árabes Unidos) durante incêndio ocorrido em 2020.

É fato que 2020 não tem sido um ano fácil. Além da pandemia da Covid-19, episódios como o da explosão no porto de Beirute chamaram atenção por aí. E, nesta semana, mais um vídeo começou a circular na internet e chamou atenção de muitas pessoas.

As imagens mostravam um incêndio de grandes proporções e eram acompanhadas da informação de que seria o aeroporto de Dubai pegando fogo. Em algumas versões da história falaram até de incêndio em um avião. Leia algumas das versões da história que circula online (o vídeo não iremos exibir aqui):

Confira o desmentido em vídeo:

Versão 1: aeroporto de Dubai pega fogo hoje 16 agosto de 2020 Versão 2: Avião com 275 pessoas pega fogo ao aterrissar em aeroporto de Dubai; veja vídeo Versão 3: Fogo no aeroporto de Dubai Versão 4: Explodiu o aeroporto em Dubai, um dos maiores aeroportos no mundo. Versão 5: Aeroporto de Dubai se acabando num incêndio gigantesco

Vídeo mostra fogo no aeroporto de Dubai (Emirados Árabes Unidos) em 2020?

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

Assim como em tantos outros casos, a história se espalhou muito pela internet. Porém, a informação que acompanha o vídeo está errada. Apesar de ter existido um incêndio em Dubai, ele não ocorreu no aeroporto e tampouco teve a ver com aviões.

A mensagem e o histórico já nos deixam desconfiados. O texto que circula online tem algumas características de boatos online como, por exemplo, ter um caráter alarmista e não citar fontes confiáveis (não há, por exemplo, um link de site de notícias confirmando o incêndio). Além disso, “vídeos incríveis” sempre dão margem para informações erradas. Só com o tema “fogo”, já desmentimos informações falsas que falavam de incêndio na casa de Gabigol e de uma explosão em um posto de gasolina nos EUA.

Com essas desconfianças, fomos atrás de mais informações a respeito do assunto. Foi aí que descobrimos que o incêndio nada tem a ver com o “aeroporto de Dubai”. As imagens são, de fato, dos Emirados Árabes Unidos, mas não do aeroporto.

O vídeo em questão mostra, na realidade, um incêndio no mercado de Ajman, que fica a cerca de 50 quilômetros de Dubai. De acordo com essa matéria do site Gulf News, 125 lojas foram incendiadas e, felizmente, nenhuma pessoa ficou ferida. O mercado estava fechado há quatro meses por causa das medidas de restrição devido à pandemia da Covid-19. Ainda não se sabe a causa do incêndio.

Com isso, não é preciso dizer mais nada. O vídeo que circula online é, de fato, dos Emirados Árabes Unidos. Porém, não é do aeroporto de Dubai. As imagens são, na realidade, de um incêndio no mercado Ajman e felizmente não houve feridos.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164. 

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/318Tn5c
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK