Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Mundo > Vídeo falso: unicórnio é filmado no Canadá

Vídeo falso: unicórnio é filmado no Canadá

Homem de 25 centímetros teria sido encontrado no Irã, diz boato
Homem de 25 centímetros teria sido encontrado no Irã, diz boato

Boato – Um homem flagrou, em vídeo, um unicórnio no Canadá. Notícia se espalhou pelo mundo.

Esse texto foi enviado pelo leitor Alessandro Carvalho. Se você também quiser enviar material colaborativo, entre em contato com a gente pelo site ou Facebook.

No dia 18/10/2010, o G1 postou uma notícia muito interessante. A notícia era de que peritos do centro de ciência de Ontário no Canadá estariam analisando um vídeo de um suposto unicórnio filmado por Peter Hickey-Jones na região de Don Valley.

Passados meses desde a notícia e vendo que ela não tinha sido mais abordada por nenhum meio de comunicação nacional, resolvemos investigar o caso, afim de saber a que conclusão os peritos tinham chegado sobre o vídeo e se tinham encontrado e assim comprovado que o suposto unicórnio era real ou não.

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

Enviamos um e-mail ao centro de ciência de Ontário perguntando sobre o caso, e a que conclusões eles tinham chegado.

No dia 22 de março de 2011 Anna Relyea, diretora de comunicações estratégicas do centro respondeu que: “O avistamento de um unicórnio, acabou por ser parte de um programa de comunicação para estimular o interesse em lançar a exposição de criaturas míticas no centro de ciência”. Foi um boato”.

Mesmo assim, para confirmar que a história do unicórnio era mesmo falsa, enviei outro e-mail, perguntando-lhe quem criara a história. Então, novamente, ela me respondeu dizendo que: “Fazia parte de uma campanha de comunicação desenvolvida por uma agência de relações públicas.”.

Ou seja, apesar de o surgimento de unicórnios não ser impossível, visto que basta apenas que ocorra uma mutação genética para que um cavalo ou outro animal desenvolva um chifre, neste caso em especial, a estória era falsa e foi inventada por uma agência de relações públicas. Ela foi criada a pedido do centro para promover uma exposição. Ou seja, o suposto unicórnio filmado no Canadá é falso.

Autor: Alessandro Carvalho

Nota do editor: o texto passou por edição para se encaixar a linha editorial do blog e fizemos uma checagem rápida sobre o assunto e este post de um blog do Washington Post confirma a balela. Se você ficou curioso, pode assistir ao vídeo aqui.