Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Mundo > Vídeo mostra desfile de 7 de setembro em Roma com música “Eu Te Amo, Meu Brasil” #boato

Vídeo mostra desfile de 7 de setembro em Roma com música “Eu Te Amo, Meu Brasil” #boato

Vídeo mostra desfile de 7 de setembro em Roma com música Eu Te Amo, Meu Brasil, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Um vídeo mostra desfile de 7 de setembro em Roma com a música “Eu Te Amo, Meu Brasil”. Lá fora tem mais patriotismo do que aqui no Brasil. Emocionante!

Neste ano, em 7 de setembro, comemoramos 198 anos da independência do Brasil, episódio que ficou marcado como o “Grito do Ipiranga”, quando o príncipe regente, D. Pedro I, declarou, às margens do rio Ipiranga, o rompimento com o Império Português. Mas, é claro, essa narrativa, marcante na história do Brasil, a gente já sabe de “cor e salteado”, certo? Agora, já imaginou alguma relação entre Roma e uma suposta comemoração do feriado de 7 de setembro por lá? Pelo menos, é o que diz uma mensagem que começou a circular nessa última semana nas redes sociais.

Um vídeo que está sendo compartilhado, principalmente no Facebook, mostra um desfile nas ruas de Roma no qual, supostamente, a marcha estaria tocando a música “Eu Te Amo, Meu Brasil”, da banda de rock nacional “Os Incríveis”, sucesso na década de 70. Mais que isso, de acordo com o homem que grava as imagens, as pessoas desfilando estariam vestindo a camisa verde e amarela e segurando a bandeira do Brasil. Confira, a seguir, o vídeo em questão e as versões do texto original das publicações que estão o compartilhando:

Versão 1: Emocionante… DESFILE NAS RUAS DE ROMA CANTANDO “EU TE AMO MEU BRASIL EU TE AMO” EM COMEMORAÇÃO AO DIA 7 DE SETEMBRO. Com certeza a Globolixo não vão mostrar isso! Então vms divulgar 🇧🇷 #cibellerodovalho #surpemoeopovo #direita Versão 2: DESFILE NAS RUAS DE ROMA CANTANDO “EU TE AMO MEU BRASIL, EU TE AMO”… EM COMEMORAÇÃO AO DIA 7 DE SETEMBRO.  Lá fora tem mais patriotismo que aqui dentro!!! 

Vídeo mostra desfile de 7 de setembro em Roma com música “Eu Te Amo, Meu Brasil”?

Vídeo: desmentimos fake que Hungria descobriu plano de matar Bolsonaro

O vídeo viralizou rapidamente no Facebook, ganhando vários likes e compartilhamentos. Mas, apesar de bonita toda essa história de patriotismo fora do Brasil, o desfile não tem nada a ver com o feriado de 7 de setembro.

Para começar, as versões da mensagem das publicações que estão compartilhando o vídeo carregam todas as características de notícias falsas: são vagas (não dizem onde exatamente ocorreu o desfile, quem organizou, etc.), alarmistas, possuem erros de português e não citam fontes confiáveis que possam confirmar o que está sendo dito.

Em segundo lugar, apesar de o vídeo ser real, não foi difícil descobrir que ele foi tirado do seu contexto original para enganar os internautas. Até porque esta não é a primeira vez que isso quando o assunto é boato online. Aqui mesmo, no Boatos.org, nós já desmentimos vários fakes que seguem esse padrão, como, por exemplo, o suposto vídeo de um comício de Lula nos Arcos da Lapa (RJ) que não tinha ninguém; outro de um suposto robô guarda-costas do Rei do Bahrein em Dubai; e até um vídeo mais recente e polêmico, que deu o que falar na internet, sobre um repórter ter supostamente atacado Bolsonaro ao falar “vamos visitar sua filha na cadeia”.

Outro detalhe que nos chamou atenção foi o fato de ter nenhuma pessoa de máscara nas imagens, o que torna improvável a teoria de que ele teria alguma relação com o feriado de 7 de setembro. Ao buscarmos por notícias recentes sobre o assunto, nada encontramos.

E foi aí que decidimos procurar pelo vídeo e, então, chegamos ao mês de outubro de 2019. Descobrimos que o desfile é da Banda Racional, que divulga a Cultura Racional, uma religião brasileira derivada do espiritismo. À época, a banda estava em uma turnê para a divulgação e doações de livros da doutrina, passando também por Roma, na Itália. Mas não tem nada a ver com as comemorações de 7 de setembro e muito menos de 2020.

Resumindo: O vídeo que mostra um suposto desfile de 7 de setembro em Roma com a música “Eu Te Amo, Meu Brasil” não é verdadeiro. Ele foi retirado do seu contexto, já que, apesar de ser real, não tem nada a ver com as comemorações do feriado de Independência do Brasil. Trata-se de um desfile da banda Racional, de 2019, que divulga e doa livros da Cultura Racional pelo mundo, uma religião brasileira derivada do espiritismo.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164. 

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/2H2c3Iu
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK