Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Mundo > Ucraniano morto em conflito se mexe durante reportagem de TV, mostra vídeo #boato

Ucraniano morto em conflito se mexe durante reportagem de TV, mostra vídeo #boato

Ucraniano morto em conflito se mexe durante reportagem de TV, mostra vídeo, diz boato (Foto: Reprodução/Twitter)

Boato – Vídeo mostra ucraniano que teria sido morto em conflito se mexendo em saco funerário durante uma reportagem de TV

A situação no leste europeu segue causando preocupação ao redor do mundo. Mesmo depois de sofrer sanções econômicas e políticas de diversos países, a Rússia não recuou na decisão de atacar a Ucrânia.

Após reuniões entre os presidentes da Rússia, Vladimir Putin, e da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, os dois países concordaram em um cessar-fogo de 12 horas para que os ucranianos possam deixar suas cidades. Um acordo como esse já havia sido feito, mas segundo o presidente ucranianos e diversos moradores, a decisão não foi respeitada.

Mas de acordo com uma história que está sendo compartilhada nas redes sociais, parece que a Ucrânia não estaria sendo 100% honesta ao longo da guerra. Segundo uma publicação, um ucraniano que foi supostamente morto nos conflitos teria levantado do saco funerário durante uma reportagem de TV. Ainda segundo as imagens que acompanham a publicação, uma mulher teria corrido em direção ao homem ucraniano para cobri-lo novamente. Confira:

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

Versão 1: “Reportagem mostrando os mortos na guerra da Ucrânia, esqueceram de avisar pro morto o LUZ, CÂMERA, AÇÃO…”. Versão 2: “Será que os Mortos da Guerra na Ucrânia Propaganda da tv ucraniana falando dos mortos da guerra e do nada o cara levanta kkk”. Versão 3: “Na tentativa de comover o mundo, a Ucrânia mostra seus mortos pelos ataques Russos! Só esqueceram de combinar com o “morto” , que morto não se mexe!”.

Ucraniano morto em conflito se mexe durante reportagem de TV, mostra vídeo?

A informação viralizou nas redes sociais, em especial, no Twitter e deixou muita gente revoltada. Apesar disso, a história não tem nada de verdade. A explicação fica por conta da origem do vídeo.

Ao olhar para a publicação, logo de cara ficamos desconfiados. Isso porque a mensagem apresenta as principais características de fake news, como o caráter vago, alarmista e a falta de fontes confiáveis.

Além disso, a guerra entre Rússia e Ucrânia tem gerado diversas informações falsas. A equipe do Boatos.org já desmentiu inúmeras delas, como a que dizia que um coral de crianças da Ucrânia teria gravado uma mensagem para o “sr. Putin”. Também a que indicava que um soldado russo teria sido crucificado pelo Exército da Ucrânia durante a invasão de 2022 e, por fim, a que apontava que a miss Ucrânia, Anastasiia Lenna, teria se juntado ao Exército ucraniano para lutar contra a Rússia.

Se isso não bastasse, o número de vídeos usados fora de contexto (da guerra e de outras situações) também não são novidade por aqui. Recentemente, a equipe do Boatos.org desmentiu uma fake news muito parecida com a história de hoje. Na época, a informação apontava que um homem morto pela Covid-19 teria se levantado durante uma reportagem de televisão sobre o tema.

E bem, não foi surpresa nenhuma descobrir que os vídeos usados como prova nas duas histórias são exatamente o mesmo. Como explicamos no outro desmentido, o vídeo sequer mostra a Ucrânia. Na realidade, as imagens foram gravadas em Viena, capital da Áustria, para uma reportagem da rede de televisão OE24.

O vídeo foi exibido no dia 4 de fevereiro de 2022 e não tem nada a ver com a pandemia da Covid-19 ou com a guerra entre a Rússia e a Ucrânia. Na verdade, a reportagem falava sobre a manifestação de um grupo ativista, conhecido como Revolta da Última Geração, contra os processos desenfreados do governo local que estariam causando a impermeabilização do solo da região. Como é possível ver nas imagens, em um determinado momento, diversos ativistas deitaram no chão e se cobriram com sacos plásticos ao longo de uma rua.

Em resumo: a história que diz que um ucraniano morto teria se levantado durante uma reportagem de televisão é falsa! O vídeo usado como prova da história não tem nada a ver com a guerra na Ucrânia. Na verdade, as imagens foram gravadas no dia 4 de fevereiro de 2022, em Viena, Áustria. Além disso, a reportagem foi exibida na rede de televisão OE24. Por fim, o assunto tratado na reportagem não tem nada a ver com Rússia ou Ucrânia. Na realidade, as imagens mostram uma manifestação de um grupo ambiental contra processos de impermeabilização do solo na região. Ou seja, a história não passa de balela!

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3HIppbu
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso
Marcações: