Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Mundo > Trump virou e venceu eleição dos EUA com 232 votos contra 227 de Biden #boato

Trump virou e venceu eleição dos EUA com 232 votos contra 227 de Biden #boato

Trump virou e venceu eleição dos EUA com 232 votos contra 227 de Biden, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Recontagem indica que Trump ganhou mais 3 milhões de votos e venceu as eleições dos EUA com 232 votos contra 227 de Biden. 

Se existe um assunto que tirou o sono de muita gente ao redor do mundo, em especial, nos Estados Unidos, esse foi as eleições presidenciais estadunidenses. Depois de dias de apuração, as projeções indicam o democrata Joe Biden como o grande vitorioso.

Apesar disso, parece que o candidato republicano Donald Trump não se contentou com a derrota. Após a indicação de que Biden seria o novo presidente dos EUA, Trump alegou, sem provas, supostas fraudes no sistema eleitoral.

Isso gerou um enorme burburinho e alguns estados passaram a recontar os votos. Nesse contexto todo, uma história começou a circular nas redes sociais. De acordo com a publicação, Trump teria vencido as eleições nos EUA com 232 votos, contra 227 de Biden. Ainda segundo a publicação, a recontagem teria apontado que 3 milhões de votos foram contados errados e, por isso, pertenceriam ao candidato republicano. Confira:

Confira também: 4 acusações falsas que envolvem pedofilia e Biden

Especial – 4 fake news que falam sobre fraude nas eleições dos EUA

Vídeo: é falso que imagens mostram Lulinha agredindo a esposa

Versão 1: “A verdade sempre vence… Até o momento quase  3 milhões de votos fraudados “voltaram” a favor de Donald Trump; que sirva de exemplo para nós nesta e nas próximas eleições de 2022, Bolsonaro que se cuide. Trump será reeleito”. Versão 2: “Donald Trump vence nos Estados da Carolina do Norte e Alaska, com isso ele já PASSOU A FRENTE DE Biden! mas a grande mídia nos EUA é no Brasil continua MENTINDO dizendo q “Biden foi eleito” somente o portal Terça Livre tem noticiado isso no Brasil, vejam o mapa da The Epoch Times”.

Versão 3: “O jogo vira ou não vira ?? .. esse e o mapa atual @GoTrump virou .quero ver a mídia desmentir agora esses porcos . Bom dia patriotas vamos orando e lembrando não vote na esquerda vamos vencer Deus acima de tudo lembrado que ainda estão contando imagine de quando Trump vai vencer”.

Trump virou e venceu eleição dos EUA com 232 votos contra 227 de Biden?

A história tem feito grande sucesso nas redes sociais, em especial, no Facebook e no WhatsApp. As publicações já contam com centenas de compartilhamentos. Apesar disso, a história não passa de balela.

Ao analisar o texto, é possível perceber que ele apresenta as principais características de fake news na internet. Ele possui caráter vago, bastante alarmista, erros de português e não cita fontes confiáveis.

Além disso, as eleições dos EUA têm dado o que falar aqui no Brasil, especialmente, pelas fake news. A equipe do Boatos.org já desmentiu inúmeras delas, como a que dizia que a Suprema Corte teria convocado a Guarda Nacional e prendido mesários em 12 estados dos EUA. Também a que indicava que democratas teriam feito cédulas falsas na China para fraudar as eleições nos EUA e, por fim, a que apontava que um vídeo mostraria caminhões jogando votos de Trump no lixo.

Ao buscar por mais informações sobre o assunto, nada encontramos (nem na mídia nacional e muito menos na mídia internacional). Isso indica que toda a história trata-se de mais uma teoria sem pé nem cabeça inventada por alguém que defende a pauta da fraude nas eleições dos EUA, mas não apresenta nenhum dado que possa provar ou sustentar a história.

Se o candidato Donald Trump realmente tivesse virado e vencido as eleições, isso seria notícia no mundo todo. Porém, as últimas notícias sobre a recontagem indicam que o candidato Joe Biden venceu na Geórgia e Donald Trump levou os delegados na Carolina do Norte. Com isso, Biden assegurou 306 votos no Colégio Eleitoral, contra 232 de Trump. Mesmo que ainda existam votos a serem computados, é improvável que o resultado seja revertido por Trump

Vale ressaltar também que para um candidato ser considerado vencedor nas eleições dos EUA, ele precisa conquistar 50% mais um voto dos delegados. Ou seja, 271 delegados do Colégio Eleitoral.

Se isso não fosse suficiente, a história foi desmentida por um serviço de fact-checking nos EUA. De acordo com o serviço, alguns mapas eleitorais de canais e sites conservadores indicavam o presidente Donald Trump na liderança. Apesar disso, trata-se de sites não confiáveis. Todas as grandes redes de notícia e meios de comunicação estadunidenses (como New York Times, CNN, MSNBC, Fox News e USA TODAY) indicam Biden na liderança. Grande parte deles utiliza os dados da Associated Press (que também indica Biden na liderança).

Em resumo: a história que diz que Trump virou as eleições e venceu com 232 votos contra 227 de Biden é falsa! O mapa usado nas publicações surgiu em um site conservador. Todas os veículos de comunicação dos EUA indicam que Biden lidera a corrida presidencial. Se isso não bastasse, para um presidente ser eleito nos EUA, ele precisa de 50% mais um voto dos delegados, ou seja, 271 delegados do Colégio Eleitoral. Por fim, as últimas notícias indicam Biden com mais de 300 delegados e ainda mais próximo da vitória. Ou seja, a história não passa de balela. Até a próxima!

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/2QvB43t
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK