Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Mundo > Trump faz oração para saúde de Bolsonaro, mostra vídeo #boato

Trump faz oração para saúde de Bolsonaro, mostra vídeo #boato

Donald Trump faz oração para saúde de Bolsonaro, mostra vídeo, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Vídeo mostra o presidente dos Estados Unidos Donald Trump fazendo uma oração para saúde de Jair Bolsonaro durante visita de Eduardo Bolsonaro à Casa Branca.

Na última semana, duas notícias relacionadas à família Bolsonaro ganharam atenção (dentre tantas outras) na mídia. Uma foi a visita de Eduardo Bolsonaro ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, na Casa Branca. A outra foi o anúncio que o presidente Jair Bolsonaro terá que fazer uma cirurgia nos próximos dias.

E é justamente a junção das duas notícias que está gerando uma informação que viralizou na internet: a que aponta que, durante a visita de Eduardo Bolsonaro, Trump fez uma oração pela saúde de Jair Bolsonaro. De acordo com posts que viralizaram junto a um vídeo, o presidente dos Estados Unidos fez uma pausa na reunião do dia 30 de agosto para orar pela saúde de Bolsonaro. Leia a mensagem que circula online:

QUE NOSSA SENHORA DÊ PROTEÇÃO A ESSE NOSSO PRESIDENTE Ouçam a oração feita por Trump, ontem (30-08-19), nos Estados Unidos, em favor de Bolsonaro e do Brasil. Estavam presentes, Eduardo Bolsonaro e o Ministro das Relações Exteriores.

Vídeo mostra Donald Trump fazendo oração para Bolsonaro nos EUA?

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

Muita gente que apoia Bolsonaro e está preocupada com a saúde do presidente compartilhou a informação na internet. Mas será mesmo que as imagens são recentes e mostram Trump orando para o mandatário do Brasil? Não, não são.

Ao nos deparar com a informação, fizemos o elementar: buscamos por mais detalhes em fontes confiáveis. De cara, não achamos nenhum relato sobre a tal oração de Trump durante a visita de Eduardo Bolsonaro. Vale dizer que, entre as imagens divulgadas, nenhuma é da mesa na qual o vídeo foi gravado.

Sem muitas respostas, resolvemos fazer uma busca pela origem das imagens. Foi aí que a verdade saiu. Para começar, o vídeo não é recente e nada tem a ver com a cirurgia de Jair Bolsonaro. Ele é de março deste ano e foi feito durante visita de uma comitiva brasileira aos EUA.

Segundo ponto: não é Trump quem está fazendo a oração. Quem está conduzindo a oração, que ocorreu na Blair House (casa que líderes estrangeiros usam em visitas aos EUA), é o pastor evangélico Pat Robertson A informação foi veiculada na época em matérias como essa do Metrópoles. Trump sequer estava presente “na oração”. 

Resumindo: a história que aponta que Donald Trump gravou uma oração pela saúde de Jair Bolsonaro durante visita de Eduardo aos Estados Unidos é falsa. O vídeo não é recente e não é o presidente dos Estados Unidos quem está conduzindo as preces.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.