Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Mundo > Trump diz que o papa não fará Lula “ser mais respeitado” #boato

Trump diz que o papa não fará Lula “ser mais respeitado” #boato

Trump diz que o papa não fará Lula ser mais respeitado, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – O presidente dos EUA, Donald Trump, deu uma declaração dizendo que o papa Francisco não fará Lula ser mais respeitado. Ao contrário disso, para o americano, “Lula fará o papa perder o respeito”.

Após a visita do ex-presidente Lula ao papa Francisco no Vaticano, na última quinta-feira (13), na qual o político e o pontífice trataram de pautas relacionadas à desigualdade e combate à fome, o assunto repercutiu na internet e não só rendeu vários memes, como também, pelo que estão dizendo por aí, declarações polêmicas de figuras conhecidas na mídia.

Desta vez, uma publicação que começou a circular nas redes sociais dá conta de que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, teria se manifestado de forma negativa sobre o encontro de Lula com o papa. Segundo a postagem, que está sendo compartilhada principalmente por internautas antilulistas, Trump supostamente afirmou que o papa não fará Lula ser mais respeitado, mas que, ao contrário disso, Lula é quem fará o papa perder o respeito. Confira, a seguir, as versões do texto original da publicação que está rodando online:

Versão 1: O Papa não fará o Lula ser mais respeitado, Mas o Lula fará o Papa perder o respeito. ~ Trump Versão 2: PRESIDENTE TRUMP: “O PAPA NÃO FARÁ O LULA MAIS RESPEITADO MAS O LULA FARÁ O PAPA PERDER O RESPEITO” Versão 3: O Pres. Americano Donald Trump diz: O Papa não fará Lula ganhar o respeito. Lula fará que o Papa Francisco ficar desrespeitado

Trump disse que papa não fará Lula ser mais respeitado?

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

Como era de se esperar, a publicação com a suposta declaração do presidente americano sobre o encontro de Lula e papa Francisco deu muito o que falar na web, viralizando rapidamente. Mas será mesmo que Trump disse que o papa não fará Lula ser mais respeitado e que, ao contrário disso, Lula é quem fará o papa perder o respeito? A resposta é não! E você confere o porquê a seguir.

Para começo de conversa, a mensagem da publicação que está sendo compartilhada carrega todas as características de boatos online: é vaga (não diz quando e onde Trump teria dado a tal declaração), alarmista (tem o intuito de gerar burburinho entre os internautas, especialmente do eleitorado antilulista), possui vários erros de português e não cita fontes confiáveis que confirmem o que está sendo dito.

Em segundo lugar, após o encontro de Lula com o papa Francisco, começaram a circular vários boatos na internet sobre o assunto, inclusive, alguns que desmentimos aqui no Boatos.org (como o que dizia que Lula foi visitar o papa porque supostamente tem US$ 249 milhões em banco do Vaticano ou o que o papa concederia a “bênção dos inocentes” ao ex-presidente), o que nos levou a desconfiar também da nossa história de hoje.

E foi aí que, ao buscarmos pela tal declaração de Trump, nada encontramos em sites de notícias confiáveis, tampouco na conta oficial do presidente americano no Twitter. Os últimos tuites de Donald Trump falam sobre o evento automobilístico Daytona 500 2020, a corrida da NASCAR Cup Series, realizada no último domingo (16 de fevereiro), na qual o presidente marcou presença.

Ou seja, nada de referências a Lula ou ao papa Francisco, que, inclusive, estão relacionados a temas que parecem não estar na agenda de Trump ou mesmo ser de seu interesse.

Resumindo: A publicação que dá conta que de Donald Trump teria falado que o papa não fará Lula ser respeitado não é verdadeira. Não há notícias sobre a suposta declaração em nenhuma fonte confiável e tampouco qualquer postagem do presidente dos EUA sobre o assunto em seus perfis nas redes sociais.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99177-9164. 

Clique nos links “bit.ly” para acessar nossos perfis:

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/320iXsb