Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Mundo > Suprema Corte convoca Guarda Nacional e prende mesários em 12 estados dos EUA #boato

Suprema Corte convoca Guarda Nacional e prende mesários em 12 estados dos EUA #boato

Suprema Corte convoca Guarda Nacional e prende mesários em 12 estados dos EUA, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – A Suprema Corte dos EUA convocou a Guarda Nacional e começou a efetuar prisões de mesários, funcionários dos correios e contadores de votos em 12 estados.

A vitória de Joe Biden já foi confirmada pelos principais veículos de mídia dos Estados Unidos e comemorada pelo democrata. Isso não significa que as eleições norte-americanas terminaram. A não-admissão de derrota por parte de Donald Trump e acusações (ainda sem provas) de que houve fraudes nas eleições mostra que ainda haverá muita discussão sobre o pleito. Discussão e fake news.

A última história que tivemos acesso aponta que a Suprema Corte dos Estados Unidos já começou a agir em relação às eleições. Um texto com a foto de Donald Trump triunfante aponta que a Guarda Nacional foi “convocada” e começou a efetuar prisões em 12 estados. Teriam sido presos mesários, funcionários de correios e contadores de votos. Leia:

Confira também: 4 acusações falsas que envolvem pedofilia e Biden

Especial – 4 fake news que falam sobre fraude nas eleições dos EUA

SUPREMA CORTE DOS EUA CONVOCA A GUARDA NACIONAL EM 12 ESTADOS E COMEÇA A EFETUAR prisões de mesários, funcionários de correios e contadores de votos. EIS AÍ UM PAÍS QUE SE RESPEITA.

Suprema Corte convoca Guarda Nacional e prende mesários em 12 estados dos EUA?

Vídeo: desmentimos fake que Hungria descobriu plano de matar Bolsonaro

Vimos a mensagem publicada no Facebook e o print dela sendo compartilhada em outros locais. Porém, a informação que aponta que a Suprema Corte e a Guarda Nacional começou a “prender geral” é falsa.

Quem acompanha o Boatos.org sabe que a mensagem em questão tem características de boatos online como ser vaga, alarmista, com erros de português e não cita fontes confiáveis. Para além disso, não têm sido poucos os boatos que tentam “colar” a informação de fraude nas eleições dos EUA (nunca é demais falar que não há comprovação disso).

Já desmentimos notícias falsas sobre votos falsos, urnas encontradas no lixo, previsão dos Simpsons, erro de contagem de população (ou de votos), votos de pessoas mortas, cédulas vindas da China e até um plano de marca d’água em cédulas. Ou seja: o tema é recorrente no mundo das fake news.

A partir daí, fizemos o básico: resolvemos procurar pela tal notícia. Afinal, a prisão de mesários em 12 estados e ação da Guarda Nacional contra fraude nas eleições é algo bombástico e seria notícia. Porém, nada encontramos em fontes confiáveis ao procurar sobre o assunto. A única coisa que encontramos foi a publicação em questão (feita por um brasileiro). Para “melhorar a situação”, vimos que a “fonte da informação” já publicou informações falsas como a de que a Covid-19 é uma fraude. Com isso, já dá para “bater o martelo” em relação ao assunto.

Resumindo: a história que aponta que a Suprema Corte dos Estados Unidos colocou a Guarda Nacional “para trabalhar” em 12 estados e prender mesários, contadores de votos e funcionários dos correios é falsa. Não passa de mais um boato sobre as eleições norte-americanas que circula na internet.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/2QvB43t
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK