Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Mundo > Rússia soltou leões nas ruas para que as pessoas fiquem em casa na quarentena #boato

Rússia soltou leões nas ruas para que as pessoas fiquem em casa na quarentena #boato

Rússia soltou 500 leões nas ruas para que as pessoas fiquem dentro de casa, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – O presidente da Rússia Vladimir Putin anunciou que soltou 500 leões nas ruas para que as pessoas fiquem em casa durante a quarentena do novo coronavírus.

Nos últimos dias, uma ordem tem sido repetida quase como se fosse um mantra: fique em casa. O isolamento social é uma medida de suma importância para evitar que as pessoas se infectem com o novo coronavírus e que o vírus se alastre. No meio disso, uma notícia de uma suposta ação da Rússia fez sucesso na internet.

De acordo com mensagens que viralizaram em redes sociais, a Rússia teria tomado uma medida drástica para manter as pessoas em casa: soltar leões pelas ruas da cidade. A história circulou em redes sociais no Brasil e em sites brasileiros e estrangeiros. Leia algumas das mensagens que circularam por aí (e foram acompanhadas de fotos de leões soltos nas ruas):

Confira detalhes no link

Versão 1: Notícias circulam no Twitter que na Rússia o governo teria soltado 500 leões nas ruas de Moscou para evitar que pessoas saiam na rua ( não achei comprovação disso e não acredito que seja verdade ) alguém ouviu alguma coisa sobre isso ? Versão 2: A Rússia soltou 500 leões na rua pra garantir que todos fiquem dentro de suas casas ,aqui nos já temos os ladrões soltos.!!

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

Versão 3: Governo da Rússia solta 500 leões nas ruas para garantir quarentena Versão 4: Algumas pessoas questionaram por que na Rússia não estão infectadas com o novo coronavírus? Veja a foto abaixo! Para controlar a propagação do vírus, a Rússia enviou 800 leões e tigres para patrulhar as ruas de todo o país. Você escolhe ficar em segurança em casa ou escolhe sair e ser comido por tigres e leões

Rússia soltou 500 leões nas ruas para que as pessoas fiquem dentro de casa?

Muita gente ficou espantada com a informação (e com as imagens). Outras tantas aproveitaram para criticar o governo da Rússia. Mas será mesmo que a informação que aponta que Rússia soltou leões na rua para forçar a quarentena é real? A resposta é não. Calma aí que a gente explica tudo para vocês.

A mensagem que circula online já nos deixa desconfiados. Além de ela ter algumas características de boatos online como ser vaga, alarmista, com erros de português e não citar fontes confiáveis, trata-se de uma história inverossímil.

Desconfiados da veracidade da informação, fomos buscar na internet por mais detalhes sobre a notícia que envolve leões e Rússia. Foi aí que descobrimos que, além de não estar em nenhuma fonte confiável, o “causo” foi desmentido pelo redor do mundo.

Na Índia, a história foi desmentida pelo site Indiatoday. O site apontou que que a foto do leão nas ruas foi, na realidade, tirada em Joanesburgo (na África do Sul) em 2016. No Canadá, o site Global News destacou que a imagem foi encontrada em uma matéria de 2016 do tabloide britânico Daily Mail e fazia parte de uma produção ficcional. No Brasil, o e-Farsas destacou que o mesmo fake já havia viralizado em 2016 como se fosse de um leão que havia escapado de um zoológico no Japão.

Vale dizer que o “headline” em inglês que fala da fuga do leão como se fosse um “breaking news” nada mais é do que uma imagem editada em um site criado para montagens. Esse mesmo recurso foi utilizado na fake news que aponta que cocaína cura o coronavírus.

Resumindo: a história que aponta que o governo da Rússia soltou leões nas ruas para evitar a disseminação do novo coronavírus é falsa. Não passa de uma montagem em cima de uma foto antiga tirada na África do Sul.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99177-9164. 

Confira a lista de todas as fake news sobre o novo coronavírus

Clique nos links “bit.ly” para acessar nossos perfis:

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/2MF7olM