Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Mundo > Rússia realiza intervenção na Venezuela para implantar a URSAL #boato

Rússia realiza intervenção na Venezuela para implantar a URSAL #boato

Boato – Venezuela sofre intervenção da Rússia para implantar o projeto URSAL (União das Repúblicas Socialistas da América Latina).

Mais uma vez, estamos aqui para falar de um boato envolvendo a Venezuela. Enquanto a crise política e econômica do país latino-americano se agrava, as fake news aquecem (de forma errada) o debate sobre o assunto. Dessa vez, a história veio com um bônus: URSAL.

A publicação que circula no Facebook e WhatsApp aponta para uma intervenção russa na Venezuela e alerta que esse é o primeiro passo para a implantação do projeto URSAL (popularizada por Cabo Daciolo). O texto afirma que “os russos já chegaram na América e ninguém os tira mais daqui”. Confira alguns trechos da publicação:

INTERVENÇÃO RUSSA NA VENEZUELA! Maduro foi triturado…. e o povo venezuelano, sem consulta, será submetido a interesses do Putin. Poucas pessoas estão dando atenção a assunto tão relevante que altera radicalmente o equilíbrio geopolítico da América do Sul, da América toda e cria uma ameaça preocupante e eterna para o Brasil.

Vídeo: É falso que vacina da gripe tenha "vírus do câncer"

Muita gente está achando que os russos só vieram fazer um toque e arremetida…. ou passear…..  No meu entendimento, as mensagens claras e sutis dessa “viagenzinha” são bem preocupantes. Há muito tempo, o movimento comunista internacional vem tramando a conquista da América do Sul e a adição de alguns países a seu império vermelho. E o Brasil sempre foi um desses objetivos de honra. O Foro de São Paulo e o projeto URSAL estão aí.

A Venezuela foi escolhida para ser a primeira bola por vários motivos. Um deles é a reserva de petróleo. O palhaço do Maduro caiu na armadilha. A Venezuela deve até a alma. Como o Maduro está completamente falido, só restou o petróleo como moeda de pagamento. Então, os russos deram o xeque-mate.

E podem, facilmente, destruir Brasília num golpe de vento, sem qualquer chance de defesa. E a Rússia aqui perto vai infernizar o governo Bolsonaro com o tráfico de armas para as organizações criminosas e políticas, a formação de militantes subversivos, tráfico de drogas, etc.. etc…

Rússia realiza intervenção na Venezuela para implantar a URSAL?

Por incrível que pareça, as informações circularam muito na internet e deixaram muita gente desconfiada. Mas será mesmo que há uma intervenção russa na Venezuela para a implantação da URSAL? A resposta é não. Entenda os porquês.

Ao ler o texto, já dá pra perceber que se trata de balela. A começar pela mensagem, que carrega as principais características de boatos online: vaga, alarmista, possui erros de português e não cita fontes confiáveis. As desconfianças se reforçam, ao buscar mais informações sobre o caso. Isso porque não existe nenhuma fonte confiável falando sobre assunto.

A propósito, o texto já circula desde 2018 nas redes sociais. A mensagem se espalhou, principalmente, quando a crise na Venezuela se agravou, culminando em um governo paralelo ao de Nicolás Maduro, com a autoproclamação de Juan Guaidó e o rompimento das relações diplomáticas com os Estados Unidos. De lá para cá, se passaram três meses e nada do que afirma o texto se concretizou.

Também não houve nenhum ataque da Rússia ao Brasil e tampouco promessas concretas de intervenção russa na Venezuela. Ao contrário, até o momento tiveram confrontos e tentativas de ajuda humanitária dos EUA e do Brasil, que foram encaradas como uma estratégia para influenciar na política local. Inclusive, a própria Rússia tenta impedir que os EUA intervenha militarmente no país. Pois bem, apesar da situação enfrentada pela Venezuela, nada do que diz o texto aconteceu.

Para terminar, o texto dá conta de um plano de implantação da URSAL. Só que a URSAL não existe. Como já explicamos diversas vezes, a história não passa de teorias da conspiração criadas no Brasil. Na realidade, o termo URSAL nasceu de uma ironia em um artigo opinativo de uma socióloga crítica ao PT, em 2001.  Nesta entrevista à Folha de S. Paulo, ela explica que perdeu o controle do compartilhamento do termo. O artigo “Os Companheiros” sugere que o significado do termo seja a integração do modelo Castro-Chávez-Lula.

Resumindo: não existe nenhuma intervenção russa na Venezuela para implantar a URSAL. Tudo não passa de uma grande teoria da conspiração (bem sem sentido) antiga que nunca se concretizou. Ou seja, boato.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.