Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Mundo > Rio de areia é encontrado em deserto no Iraque #boato

Rio de areia é encontrado em deserto no Iraque #boato

Boato – Homem mostra rio de areia em deserto no Iraque. Fenômeno natural foi considerado uma maravilha do mundo.

Existem diversos acontecimentos no mundo que fazem cair o queixo em surpresa e incredulidade. Esculturas naturais, paisagens, corais. A lista de cenários e manifestações da natureza é extensa. Mas, além de impressionantes, esses fenômenos também são imã para histórias falsas na internet.

Aqui no site já desmentimos vários casos envolvendo situações da natureza que, por alguma razão, se tornaram foco de um boato. A história “Maré Vermelha como sinal do fim do mundo” (um clássico), por exemplo, não nos deixa mentir.

E agora, aqui estamos novamente para falar de um fenômeno natural que está causando reboliço na internet. Trata-se de um vídeo que supostamente mostra um rio de areia correndo no meio do deserto do Iraque. O cenário inusitado teria até sido considerado uma maravilha do mundo. Confira texto e vídeo:

Vídeo: é falso que assalto foi realizado com camiseta no retrovisor de carro

Você já ouviu falar sobre ‘rio de areia’? movimento de areia sem água. Uma das maravilhas do Mundo. … está no Iraque …*SUBHANALLAH*

Um rio de areia foi encontrado no Iraque?

Mesmo com os compartilhamentos e as manifestações de incredulidade nos comentários, o que o vídeo mostra é um fenômeno diferenciado que de fato ocorreu no deserto iraquiano. Porém, não é um rio de areia. Vamos entender.

As imagens mostram um fluxo continuo de algo que de longe parece areia – principalmente pela coloração. É até fácil se confundir, mas se trata, na verdade, de granizo. Granizo no deserto, como assim?

A dúvida também é válida, mas acontece que chuvas de granizo, embora muito raras, ocorrem em locais de clima extremo como desertos.

E foi isso que aconteceu no Iraque, choveu tanto granizo que os flocos que foram derretendo mais a água da chuva criaram um tipo de rio com correnteza que saiu arrastando os pedaços ainda inteiros pelo deserto.

A tempestade rara foi tão séria que deixou a região em estado de emergência, uma vez que os flocos chegavam a ter o tamanho de bolas de golfe. Esse vídeo, exibido no Fantástico, esclarece o caso e mostra bem de perto que se trata de granizo.

Aliás, essa história não é recente. A tempestade na verdade ocorreu em 2015, ano em que o Iraque sofreu com muitas chuvas torrenciais em função de um dos verões mais quentes da história do país.

E, apenas para esclarecimento básico, o rio (que não é de areia) não foi considerado uma maravilha do mundo. As sete maravilhas do mundo moderno foram escolhidas em 2007 após votação mundial com construções que vão do Taj Mahal ao Cristo Redentor, mas nada de rio iraquiano.

Portanto, essa história de rio de areia é falsa e a de que o tal rio é uma maravilha do mundo é mais falsa ainda. Não caia em mais esse #boato.

PS: Esse artigo foi uma sugestão de diversos leitores via WhatsApp. Se você quiser sugerir um tema para o Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook ou WhatsApp, no telefone (61) 99331 6821.