Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Mundo > Rede criminal da Covid-19 foi exposta e prova que a pandemia é uma fraude #boato

Rede criminal da Covid-19 foi exposta e prova que a pandemia é uma fraude #boato

Rede criminal da Covid-19 foi exposta e prova que a pandemia é uma fraude, diz boato (FOto: Reprodução/Facebook)

Boato – Gerente de projeto de TI alemão divulga documento que expõe rede criminal da Covid-19 e mostra fraude.

Parece que as fake news sobre a pandemia da Covid-19 estão longe de acabar. Ao longo dos últimos dois anos, já vimos histórias falsas sobre a causa da Covid-19, tratamentos ineficazes e muita mentira sobre as vacinas contra a Covid-19.

E ao que tudo indica, alguns negacionistas resolveram resgatar informações falsas e antigas para dar continuidade em um tipo específico de fake news: as que negam a pandemia e a consideram uma fraude.

De acordo com uma história que está circulando por aí, a “rede criminal da Covid-19” foi exposta por um gerente de projeto de TI alemão. Segundo a publicação, ele teria divulgado um documento que expõe relações complexas entre governos, ONGs, empresas farmacêuticas e universidades. A publicação também afirma que o documento mostra fluxos financeiros dessas instituições que poderiam comprovar a fraude da pandemia da Covid-19. Confira:

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

“A REDE CRIMINAL COVID-19 FOI MAPEADA E EXPOSTA UM GERENTE DE PROJETO DE TI ALEMÃO ANÔNIMO LANÇOU ESTE DOCUMENTO BOMBÁSTICO, EXPONDO TODA A AMBICIOSA REDE CRIMINOSA COVID-19 ELE CONECTA AS RELAÇÕES COMPLEXAS ENTRE GOVERNOS, ONGS, GRANDES EMPRESAS FARMACÊUTICAS, EMPRESAS PRIVADAS, DOCUMENTOS, UNIVERSIDADES E PESSOAS-CHAVE O DOCUMENTO TEM 170 PÁGINAS SÃO 6.500 OBJETOS E MAIS DE 7.200 LINKS, INCLUINDO OS FLUXOS FINANCEIROS COMPARTILHE ISTO EM TODA PARTE!”.

Rede criminal da Covid-19 foi exposta e prova que a pandemia é uma fraude?

A informação logo foi amplamente compartilhada nas redes sociais, em especial, no Twitter e fez enorme sucesso entre grupos negacionistas. Apesar disso, a história não é verdadeira. A explicação fica por conta da falta de provas e referências confiáveis.

Como já explicamos mais acima, a pandemia da Covid-19 foi recheada de desinformação sobre a doença e de negacionismo. A equipe do Boatos.org desmentiu inúmeras dessas histórias que tentavam relacionar a pandemia com uma fraude, como a que dizia que um suposto morto fumando em um caminhão seria a prova de que a pandemia é uma fraude. Também a que indicava que um vídeo gravado no cemitério de Barra do Jucu comprovaria a fraude e, por fim, a que apontava que um manifesto assinado por milhares de cientistas e médicos denunciava a fraude da pandemia da Covid-19.

A história de hoje chegou ao Brasil por meio de um fórum dos Estados Unidos. Entretanto, a história surgiu em um site alemão, conhecido por divulgar teorias da conspiração. Ao procurar por mais informações sobre o assunto, não encontramos nenhuma informação em fontes confiáveis.

Se isso não bastasse, ao analisar o documento oficial, é possível dizer tudo, menos que a imagem sirva como prova. Além disso, também não podemos afirmar que exista uma rede criminosa com base na Covid-19. Se houve algum tipo de ligação, ainda não há provas que possam comprovar o que ocorreu. Vale ressaltar também que a história não cita um nome, mas apenas um cargo vago de autoridade (gerente de projeto de TI alemão). Isso é bastante comum em fake news, dificulta a verificação dos internautas e do próprio checador, induzindo o leitor a acreditar na história por causa da posição de autoridade citada.

Em resumo: a história que diz que um gerente de projeto de TI alemão expôs a rede criminal da Covid-19, mostrando que a pandemia é uma fraude é falsa! A história surgiu em um site que é conhecido por divulgar teorias da conspiração. Além disso, a imagem do tal documento que provaria alguma coisa, na verdade, não provam nada. E sequer temos um nome para validar todas as acusações. Por fim, o ônus da prova é sempre de quem acusa. Como não existem provas, podemos afirmar que a história não passa de balela!

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

Ps2: Confira a nossa nova seção “Oportunidades” clicando aqui. Na página, você pode acesso a promoções, descontos e sites que dão brindes.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3vN6CET
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso