Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Mundo > Primeira-ministra do Chile anuncia extinção das forças armadas e policiais e estatização de empresas, propriedades e bancos #boato

Primeira-ministra do Chile anuncia extinção das forças armadas e policiais e estatização de empresas, propriedades e bancos #boato

Primeira-ministra do Chile anuncia extinção das forças armadas e policiais e estatização de empresas, propriedades e bancos, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Vídeo mostra a primeira-ministra do Chile anunciando as novas regras do país. Ela anunciou extinção das Forças Armadas e policiais e informa que tudo agora é estatal (bancos, empresas transportes etc).

Desde quando o Gabriel Boric venceu as eleições no Chile, o que não tem faltado na internet são informações falsas relacionadas a supostas novas regras no país sul-americano. No caso de hoje, um vídeo seria a prova de que “tudo mudou” por lá.

De acordo com uma mensagem que está circulando online, a primeira-ministra do Chile teria anunciado as novas regras do país. O texto aponta que, a partir de agora, o país anunciou a extinção das Forças Armadas e policiais, a estatização de grandes empresas, bancos, transportes e a apropriação de propriedades por parte do estado. Leia a mensagem que circula online e assista ao vídeo:

Confira o desmentido em vídeo:

Versão 1: *CHILE* Para vocês, um resumo da primeira-ministra do Chile: – Extinção Forças Armadas e Policiais – Grandes empresas passam a ser estatais – Propriedades passam a ser do estado – Tudo agora é estatal, bancos, empresas transportes etc. Chilenos se ferrou Versão 2: ATENÇÃO!!! CHILE ACABA DE TOMAR TODAS PROPRIEDADES DO POVO. 1a. ministra do chile. Extinção de todas forcas armadas e policiais. -Todas empresas passam a ser estatais. Imóveis residenciais, comerciais, chácaras, sítios, fazendas transportes coletivos, táxis,etc,etc, tudo é do governo. Para quem gosta de comunismo. Taí o Chile!!! A esquerda, o comunismo.

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

Primeira-ministra do Chile anunciou extinção das forças armadas e policiais e estatização de empresas, propriedades e bancos?

Não demorou para a mensagem se espalhar com todas as forças por aí. Só que, assim como no caso de outras fake news sobre o Chile, o que houve é uma distorção baseada em uma proposta (que está longe de ser aprovada) apresentada na Assembleia Constituinte do Chile.

Não faz muito tempo que o Boatos.org desmentiu duas histórias falsas relacionadas ao que está citado no texto. Aqui e aqui explicamos que não há qualquer confirmação de que o Chile vai abolir as Forças Armadas e a Polícia do país. O que há são propostas (uma delas já completamente refutada) que falava nisso. A probabilidade que isso passe na Constituinte é pequena.

Assim como no caso das forças de segurança, não é verdade que o Chile vai “estatizar e se apropriar” de tudo. Na realidade, o vídeo que está sendo apresentado como “prova” não é da “primeira-ministra do Chile”. O cargo não existe (até porque o Chile é um país presidencialista).

A pessoa que está no vídeo é de uma participante da Assembleia Constituinte. A “convencional” é María Rivera. Durante reunião da Assembleia, no dia 9 de fevereiro de 2022, ela apresentou uma proposta de dissolver os principais poderes do estado. Foi daí que saiu o vídeo.

Vale apontar que a proposta dela não é de “estatização das propriedades privadas” e fim das Forças Armadas. O que ela sugeres é uma criação de uma “assembleia plurinacional de trabalhadores e povos” que seria responsável pela gestão da justiça, economia e decisões políticas. O vídeo da apresentação está aqui (a partir de 41:14):

Apesar da apresentação da proposta, essa matéria aponta que a proposta de María Rivera teve o total de zero votos na Assembleia Constituinte. Ou seja: a proposta foi sumariamente rejeitada e não vai para frente.

Resumindo: a história que aponta que a primeira-ministra do Chile informou sobre a dissolução das Forças Armadas e estatização de tudo é falsa. O vídeo que circula por aí não de uma “primeira-ministra”, não fala sobre o que está na mensagem e a proposta da filmagem foi rejeitada.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3HIppbu
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso
Marcações: