Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Mundo > Primeira-dama do Canadá, Sophie Trudeau, faz piada sobre Eduardo Bolsonaro e indicação para embaixada #boato

Primeira-dama do Canadá, Sophie Trudeau, faz piada sobre Eduardo Bolsonaro e indicação para embaixada #boato

Primeira-dama do Canadá, Sophie Trudeau, faz piada sobre Eduardo Bolsonaro, indicação para embaixada e hambúrguer, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Sophie Trudeau, a primeira-dama do Canadá, fez uma piada sobre a indicação de Eduardo Bolsonaro para a embaixada do Brasil nos EUA e a capacidade do filho do presidente de fritar hambúrguer durante palestra em universidade.

A indicação de Eduardo Bolsonaro, filho do presidente Jair Bolsonaro, para a embaixada do Brasil nos Estados Unidos ainda rende pano para manga em termos de fake news. Já desmentimos por aqui algumas balelas que tentariam justificar a indicação (leia aqui, aqui e aqui). Desta vez, porém, a história é diferente. A notícia falsa está circulando entre as pessoas contrárias à indicação de Eduardo para o cargo.

De acordo com um texto, a “primeira-dama do Canadá”, Sophie Trudeau (esposa do primeiro-ministro Justin Trudeau) teria feito uma piada em relação à indicação de Eduardo Bolsonaro para a embaixada nos Estados Unidos. Em meio a conselhos para alunos estudarem, ela teria citado que “aqui [no Canadá] ninguém frita hambúrguer e vira embaixador”.

A história começou a circular em um blog contrário ao presidente e viralizou em redes sociais. Depois, diversos perfis influentes compartilharam a informação, que teria como fonte a “rádio Ottawa”. Leia as duas versões da história:

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

Versão 1: S. Trudeau (esposa do primeiro-ministro, J. Trudeau) ao falar para estudantes canadenses: “Estudem e dediquem-se ao máximo, pois ninguém aqui frita hambúrguer, o único lugar do mundo onde alguém que frita hambúrguer vira embaixador é no Brasil.” O país virou chacota internacional

Versão 2: PRIMEIRA DAMA CANADENSE VOLTA A ALFINETAR BOLSONARO! Em junho desse ano a primeira dama canadense já havia comparado Bolsonaro ao tio do cafezinho durante a cúpula do G 20,conforme noticiamos na matéria VEXAME: PRIMEIRA DAMA CANADENSE ARRANCA RISOS AO COMPARAR BOLSONARO AO TIO DO CAFEZINHO. […]

Questionada sob a alfinetada Sophie Trudeau respondeu que não se tratava de ofender Bolsonaro ou o filho dele, mas, sim de fazer os canadenses manterem seu bom índice educacional e que a carreira diplomática é algo que o Canadá leva a sério e que dificilmente o povo canadense aceitaria algum desqualificado como embaixador no Canadá. […] Informações: Rádio Ottawa

Primeira-dama do Canadá, Sophie Trudeau, fez piada sobre Eduardo Bolsonaro, indicação para embaixada e hambúrguer?

Muita gente riu da história e saiu compartilhando por aí. Só há um problema nisso tudo. A informação que aponta que a “primeira-dama do Canadá”, Sophie Trudeau, fez tais comentários é falsa. Vamos aos fatos.

Só para cumprir o protocolo, analisamos a mensagem. Ela tem algumas características de boatos como, por exemplo, ser vaga (não diz, por exemplo, a data da fala de Trudeau), alarmista e ter erros de português. Mais do que isso, o texto erra em alguns detalhes importantes.

O primeiro é afirmar que Sophie Trudeau é a “primeira-dama canadense”. De fato, ela é esposa de Justin Trudeau. Porém, só seria primeira-dama se Justin fosse presidente do país. Como ele é primeiro-ministro, o título dela é “esposa do primeiro-ministro”.

O segundo erro está em “citar a fonte”. Além de o texto não ter um link para a tal “rádio Ottawa”, uma busca rápida pela lista de emissoras na capital canadense nos mostra que não existe a tal rádio. Mais do que isso, não há uma linha sobre a tal fala de Sophie Trudeau em sites de Ottawa ou mesmo canadenses.

Ao buscar pela “palestra da primeira-dama” (ou, melhor, mulher do primeiro-ministro) na Universidade de New Scotland (achamos duas cidades com esse nome no Canadá), nada encontramos. Aliás, vale dizer que, ao buscar por qualquer fonte confiável (em inglês, português, sueco, francês etc) sobre o causo que envolve a mulher do primeiro-ministro do Canadá e os “Bolsonaros”, nada encontramos.

Ao acessarmos a fonte da informação (não a rádio Ottawa e sim o blog brasileiro que fez a publicação), há mais motivos para perceber que se trata de um fake. O primeiro deles está no histórico. Não é a primeira vez que a página publica uma balela sobre Sophie Trudeau e Jair Bolsonaro. No mês passado, foi dito (também citando uma fonte das mais estranhas) que ela comparou o presidente brasileiro com o “tio do cafezinho”.

O segundo está na imagem utilizada para “ilustrar a matéria”. Ela é de um evento chamado Women Deliver e nada tem a ver com New Scotland e muito menos Bolsonaro. 

O terceiro e mais óbvio é que, ao contrário do que muitas pessoas pensam, líderes internacionais não dão muita bola para o que se passa politicamente no Brasil. Logo, é improvável que Sophie Trudeau perderia o tempo dela atacando o presidente do Brasil.

Resumindo: a história que aponta que a “primeira-dama do Canadá” fez uma piada sobre a indicação de Eduardo Bolsonaro para a embaixada do Brasil em Washington (EUA) é falsa. Além de estar cheia de dados errados, surgiu em um site que já publicou outra fake news sobre o assunto e não está em nenhuma fonte confiável.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.