Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Mundo > Presidente do Chile, Gabriel Boric, é flagrado drogado em parque, mostra vídeo #boato

Presidente do Chile, Gabriel Boric, é flagrado drogado em parque, mostra vídeo #boato

Presidente do Chile, Gabriel Boric, é flagrado drogado em parque, mostra vídeo, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Vídeo mostra o presidente eleito do Chile, Gabriel Boric, drogado em um parque público. Essa é a pessoa que vai dirigir o país.

Desde a vitória do candidato da esquerda Gabriel Boric nas eleições presidenciais do Chile, o que não faltam são fake news sobre o país sul-americano na internet. A última das histórias aponta para um suposto flagra do presidente eleito do país.

Um vídeo que mostra Gabriel Boric com a roupa molhada e sentado em um banco de uma praça está circulando junto com mensagens que apontam que ele teria sido encontrado drogado. No vídeo, é possível ver diversos xingamentos contra o político. Leia mensagens que circulam online e assista ao vídeo:

Confira o desmentido em vídeo:

Versão 1: ALGUÉM CONFIRMA? O novo presidente do Chile transformado em um naufrágio drogado foi encontrado em um parque, é atacado por sua própria linha de frente. Que horror! E esta é a pessoa que vai dirigir o futuro do Chile? …não tem direito

Vídeo: é falso que assalto foi realizado com camiseta no retrovisor de carro

Versão 2: Presidente do Chile drogado nas sarjetas da capital e o povo incrédulo Símbolos sobre a boca Essa é à esquerda VomitandoVomitandoVomitando Versão 3: ESSE É O NOVO PRESIDENTE DO CHILE, ESQUERDISTA CHEIRADOR , DROGADO E NA SARJETA , Bandeira do Chile CHILE A CAMINHO DA DECADÊNCIA. #presidentedechile

Presidente do Chile, Gabriel Boric, foi flagrado drogado em parque?

Não demorou para a mensagem se espalhar com todas as forças na internet. Porém, não é verdade que Gabriel Boric foi flagrado drogado em um banco de praça de um parque.

A mensagem que acompanha o vídeo já nos deixa desconfiados da veracidade da informação. Ela tem características como o caráter vago, alarmista, os erros de português e a falta de citação de fontes confiáveis que confirmem a denúncia.

Para além disso, não é de hoje que fake news sobre o presidente eleito do Chile circulam na internet. Já desmentimos histórias falsas sobre “Jesus travesti” e vídeo da “esquerda comemorando a vitória”. Assim como nos outros casos, informações falsas acompanham o vídeo.

Para chegar à veracidade da informação fizemos uma busca por episódios similares ao apresentado no vídeo e chegamos à a essa matéria no site da CNN Chile de 2019. Na realidade, o vídeo que está circulando online é cortado de uma agressão que ele sofreu na época.

De acordo com a matéria, manifestantes o hostilizaram por ele ter firmado um acordo para uma nova constituição sem autorização do partido. Além de xingá-lo, molhá-lo e arrancar o seu chapéu, as pessoas o retiraram do local onde estava com uma mulher. Boric chegou a tentar dialogar com a multidão, mas como aponta esta matéria, não teve sucesso.

Nenhuma das matérias da época mencionou que o agora presidente eleito estava drogado ou sob efeito de álcool. O fato dele estar molhado foi consequência de uma agressão.

Resumindo: é falsa a informação que aponta que o presidente eleito do Chile, Gabriel Boric, foi encontrado drogado em um banco de praça. O vídeo não é recente, é relativo a agressões que ele sofreu e não tem nenhuma relação com entorpecentes ou álcool.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3HIppbu
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso
Marcações: