Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Mundo > Presidente da Croácia Zoran Milanović diz “não seremos mais vacinados” #boato

Presidente da Croácia Zoran Milanović diz “não seremos mais vacinados” #boato

Presidente da Croácia Zoran Milanović diz não seremos mais vacinados, diz boato (Foto: Reprodução/Twitter

Boato – Ao ser questionado sobre baixa taxa de vacinação, presidente da Croácia Zoran Milanović fala que croatas não serão vacinados

Entra dia, sai dia, vira ano e certas coisas não mudam. Assim funciona no dia-a-dia e também no mundo das fake news. Nos últimos meses, um assunto não sai da boca (e dos dedos) dos disseminadores de desinformação: a vacinação contra a Covid-19.

Dessa vez, a história fala sobre a imunização na Croácia. O país apresenta uma das menores taxas de vacinação de toda a União Europeia, ficando atrás apenas de Bulgária e Romênia. Com isso, o número de casos e mortes por Covid-19 disparou e deixou muitos países preocupados.

E de acordo com uma história que está circulando nas redes sociais, o presidente da Croácia Zoran Milanović teria afirmado que os croatas não serão vacinados contra a Covid-19. Ainda segundo a história, Milanović teria dito que “não há vida sem risco” e que as pessoas ficam doentes por causa de “outras coisas mais sérias”. Confira:

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

Versão 1: “*_Viram isso_* *’NÃO SEREMOS MAIS VACINADOS’, DISSE O PRESIDENTE CROATA ZORAN MILANOVIC. O mundo começa a reagir.* *_“Não há vida sem risco, sem possibilidade de adoecer. As pessoas adoecem devido a milhares de outras coisas mais sérias”. Versão 2: “O presidente da Croácia atacou a mídia na segunda-feira depois que um repórter perguntou a ele por que a taxa de vacinação na Croácia não é tão alta quanto em outros países da União Europeia. O presidente croata Zoran Milanovic respondeu dizendo: ‘Não seremos mais vacinados’”.

Presidente da Croácia Zoran Milanović diz “não seremos mais vacinados”?

A informação viralizou nas redes sociais, em especial, no Twitter e é claro que serviu como base para grupos negacionistas. Apesar disso, a informação não é verdadeira. A explicação fica por conta da falta de provas e pela distorção da fala do presidente da Croácia Zoran Milanović.

Como dissemos anteriormente, histórias falsas sobre a vacinação contra a Covid-19 em diversos países não são novidade na internet. A equipe do Boatos.org já desmentiu inúmeras delas, como a que dizia que a Índia teria interrompido a vacinação e vencido a Covid-19 com ivermectina. Também a que indicava que Israel teria pedido para todos os países pararem a vacinação em massa e, por fim, a que apontava que Taiwan teria admitido que a vacina contra a Covid-19 mata mais do que a própria doença.

Além disso, ao analisar a fonte da informação aqui no Brasil, percebemos que se trata de um site que já é um velho conhecido por disseminar conteúdos falsos antivacina no país. E bem, ao procurar um pouquinho mais, descobrimos que a fala do presidente da Croácia Zoran Milanović, na verdade, foi distorcida.

No dia 10 de setembro de 2021, Milanović falou com a imprensa sobre a situação da vacinação e da pandemia de Covid-19 na Croácia. Durante a conversa, ele disse considerar impossível erradicar completamente o vírus e criticou o que ele chamou de “cultura obsessiva de segurança”. Além disso, o presidente da Croácia também afirmou que não acreditava que a taxa de vacinação fosse aumentar no país e que considerava a Croácia suficientemente vacinada. Ele também fez questão de afirmar que as vacinas são eficazes.

Mas as coisas mudaram um pouco com o recorde no aumento de casos da doença, no final de 2021. Em novembro de 2021, o governo croata voltou a adotar diversas medidas de proteção, inclusive, um certificado de saúde, que comprova que a pessoa se vacinou, se curou da Covid-19 ou possui um teste negativo para a doença. Além disso, o governo da Croácia também tem incentivado que a população se vacine.

Se isso não bastasse, a história acabou desmentida mundo afora. No Brasil, a Agência Lupa destacou que o presidente Zoran Milanović não só se vacinou contra a Covid-19, como também incentivou a população a fazer o mesmo. Já em Portugal, o site Observador ressaltou que o papel do presidente da Croácia não permite que ele tome determinadas ações, como proibir a vacinação no país. E o serviço de checagem da agência Reuters nos EUA informou que o governo da Croácia apoia a vacinação e traz incentivos em seu site oficial.

Por fim, mesmo que o presidente Zoran Milanović tivesse feito tal declaração, ela estaria totalmente equivocada. Assim como já estamos cansados de repetir, as vacinas são importantes, porque protegem não só você, mas também as pessoas à sua volta. Além disso, a pandemia continua rolando e muitas pessoas estão sendo infectadas e até mesmo morrendo por causa da Covid-19. Em diversos países, houve um aumento descontrolado de infecções e mortes, reforçando a importância da vacina e das medidas de proteção.

Em resumo: a história que diz que o presidente da Croácia Zoran Milanović disse que sua população não será mais vacinada é falsa! A história surgiu a partir da manipulação de uma entrevista concedida por Milanović, em setembro de 2021. Na época, ele falava sobre a situação da vacinação e da pandemia do país. Na oportunidade, ele afirmou que as vacinas são eficazes, mas que a taxa de vacinação não deve crescer no país (por causa da forte onda negacionista que existe na Croácia). Em novembro de 2021, o governo da Croácia voltou a fazer um apelo aos seus moradores. Se isso não bastasse, o presidente Zoran Milanović não tem autoridade para suspender a vacinação. Ou seja, a história não passa de balela!

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

Ps2: Confira a nossa nova seção “Oportunidades” clicando aqui. Na página, você pode acesso a promoções, descontos e sites que dão brindes.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3HIppbu
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso