Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Mundo > Prefeito de Lisboa grava vídeo falando que China espalhou o coronavírus para o mundo #boato

Prefeito de Lisboa grava vídeo falando que China espalhou o coronavírus para o mundo #boato

Prefeito de Lisboa grava vídeo falando que China espalhou o coronavírus para o mundo, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Vídeo mostra o prefeito de Lisboa acusando a China de ter espalhado o coronavírus para o mundo. Ele teria falado que a China não é uma democracia.

No meio do caos causado pela pandemia do novo coronavírus, muitas pessoas ligadas ao presidente Jair Bolsonaro acabaram escolhendo a China como uma das inimigas. Declarações do filho do presidente (o deputado federal Eduardo Bolsonaro) e de ministros (como Abraham Weintraub e Ernesto Araújo) têm causado mal-estar entre os dois países.

No meio disso, o que não tem faltado na internet são acusações falsas vindas dos “fãs” de Bolsonaro em relação ao país. A última usa como “personagem” o “prefeito de Lisboa”. De acordo com textos que estão viralizando na internet, o prefeito de Lisboa teria gravado um vídeo acusando a China de ser culpada pelo novo coronavírus.

Na filmagem (que não será exibida aqui), um homem com sotaque de Portugal falou que a China teria mandado 7 milhões de pessoas de Wuhan para outros países (como Austrália, Nova Zelândia, EUA e países da Europa e África). Mais do que isso, ele acusa a China de não ser uma democracia e de ter escondido a real situação do coronavírus para a OMS. Leia as mensagens que circulam online:

Vídeo: é falso que imagens mostram Lulinha agredindo a esposa

Versão 1: Prefeito de Lisboa Portugal fala sobre chinêses que espalho covid-19 no mundo. Ouçam o que o prefeito de Lisboa afirma . Quando o filho de Bolsonaro culpou a China por causa do coronavirus ouve repercussão no mundo todo, agora o prefeito de Lisboa em Portugal fala a mesma coisa e explica com detalhe como a China espalhou o vírus para o mundo. Versão 2: Prefeito de Lisboa falando umas verdades .… Mesmo com a Epidemia confirmada na China, 7 milhões de chineses saíram para vários países.

Prefeito de Lisboa gravou vídeo falando que a China espalhou o coronavírus para o mundo?

O vídeo circulou muito na internet, principalmente entre as pessoas que insistem que “Bolsonaro tem razão”. Mas será mesmo que o prefeito de Lisboa é quem gravou o tal vídeo acusando a China de espalhar o coronavírus pelo mundo? A resposta é não. Calma aí que a gente explica tudo para vocês.

De cara, a mensagem já nos causou desconfianças. Os motivos são os “de sempre”: além de ter características de boatos online como ser vaga, alarmista, com erros de português e não citar fontes confiáveis, tem sido comum na internet boatos de vídeos falsamente atribuídos a pessoas conhecidas (ou nem tanto). Temos exemplos que citam Salim Mattar, Adib Jatene, Leda Beck.

Assim como nos outros casos, o vídeo foi atribuído erroneamente a uma pessoa conhecida. E nem foi muito difícil fazer uma checagem. Na mensagem, achamos dois erros crassos. O primeiro está na descrição do cargo do sujeito. Ao contrário do que acontece no Brasil, a cidade não tem “um prefeito”.

Lisboa é comandada por uma Câmara Municipal. Ao todo, 17 vereadores são eleitos por meio de uma eleição autárquica. O mais votado na eleição assume o cargo de “presidente da Câmara Municipal”. Quem teria esse cargo (o mais próximo a prefeito) é Fernando Medina. E aí chegamos ao nosso segundo erro: como vocês podem ver clicando aqui, não é a pessoa do vídeo.

Sobre o vídeo: há, no mínimo, um erro de informação na mensagem: afirmar que sete milhões de pessoas saíram de Wuhan para outros países. Como mostra o próprio gráfico do The New York Times (citado pela pessoa no vídeo), o número é referente ao número de pessoas que saíram da cidade para outros locais da China.

Resumindo: a história que aponta que o prefeito de Lisboa gravou um vídeo com acusações contra a China em relação ao novo coronavírus é falsa. Não sabemos exatamente quem é a pessoa no vídeo, mas sabemos que não é Fernando Medina (o mais próximo que temos de prefeito na capital portuguesa).

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99177-9164. 

Confira a lista de todas as fake news sobre o novo coronavírus

Clique nos links “bit.ly” para acessar nossos perfis:

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/2oQa6tD